VOLTAR

Foirn implementa Projeto de Proteção e Fiscalização das Terras Indígenas

Coiab-Manaus-AM
21 de Set de 2004

O Presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Orlando José de Oliveira / Baré, acompanhado pelo assistente administrativo do Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal (PPTAL), Janilson Padilha, fez entrega de motores de popa de 15 HP, botes de alumínio de 06 metros e kits de radiofonia às comunidades Nazaré do rio Enuixi, Uabada II, Tapuruquara Mirim e Fonte Boa, das terras indígenas Médio Rio Negro I, II e Tea, no Estado do Amazonas, durante visita realizada no período de 25 de agosto a 1o de setembro de 2004. A doação faz parte do Projeto de Proteção e Fiscalização das terras indígenas demarcadas que a Foirn executa desde dezembro de 2003, com o envolvimento das comunidades, as quais receberam orientações sobre como deve funcionar a partir de agora a fiscalização.

O Projeto da Foirn tem como principal objetivo garantir a integridade territorial e o usufruto exclusivo dos povos indígenas às terras que tradicionalmente ocupam, conforme garante a Constituição Federal vigente. Com a "instalação da radiofonia, as comunidades agora tem acesso a comunicação com a sede do município, facilitando o controle social das terras demarcadas. As comunidades aderiram o projeto com esperança de que agora a fiscalização vai funcionar, pois com o Plano de Proteção as próprias elas estão assumindo compromissos de fiscalizar", afirma o representante do PPTAL, Janilson Padilha.

A visita possibilitou ainda a sinalização, para aumentar a visibilidade das Terras Indígenas, realizada com placas flutuantes colocadas na foz do rio Tea, Inambu, Cauburis, Abuará, Marié e Curicuriari.

A Foirn, além da preocupação com a Demarcação e proteção das terras indígenas, vem, desde sua fundação, realizando trabalhos que beneficiam as comunidades indígenas com projetos na área da educação indígena, saúde, desenvolvimento sustentável, valorização cultural, cidadania, transporte e comunicação, entre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.