VOLTAR

Fogo no Parque Nacional da Chapada reacende e local permanece fechado

Correio Braziliense - http://www.correiobraziliense.com.br/
Autor: Isa Stacciarini
13 de Out de 2017

Uma equipe passou a noite e a madrugada monitorando o incêndio. Apesar de o fogo ter voltado, nenhuma área nova foi atingida, mas, mesmo assim, o chefe do local, Fernando Tatagiba, acredita que o parque ficará fechado no fim de semana

O incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros continua e a expectativa da administração do parque é que o espaço fique fechado durante todo o fim de semana. O responsável pela área, o ambientalista Fernando Tatagiba, contou que na noite de quinta-feira (12/10) o fogo havia sido controlado na área conhecida como Abismo, a mais próxima do local de visitação, mas as chamas reacenderam com o vento da madrugada. Uma equipe passou a noite e a madrugada monitorando o incêndio.

"Por isso, muito provavelmente o parque continuará fechado e é possível que se mantenha no fim de semana. Intensificamos o combate durante a madrugada, mas, em um incêndio, o grau de imprevisibilidade é alto", explicou. Mas, apesar de o fogo ter reacendido, nenhuma área nova foi atingida.

Distante 220 quilômetros do Distrito Federal, o parque é um dos principais destinos turísticos dos brasilienses nos fins de semana e feriados. Cerca de 50 pessoas, entre brigadistas e voluntários, atuam no combate. A equipe teve reforço de seis militares do Corpo de Bombeiros de Goiás e de quatro servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Também são utilizadas duas aeronaves tanque com capacidade de 2,5 mil litros cada. Acompanham a operação equipes do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O fogo começou na quarta-feira (11/10) e impediu a visitação das pessoas a Chapada no feriado de 12 de outubro.

No início eram dois focos de incêndio, um deles entre o limite do parque e a área externa do município de Alto Paraíso de Goiás, mas que foi controlado pelos bombeiros ainda na quarta-feira. Na quinta-feira (12/10) Fernando Tatagiba explicou que o fogo dentro do parque tinha uma linha de 5 quilômetros de extensão, mas o total da área queimada só deverá ser contabilizada ao fim da operação com imagens de satélite.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/10/13/int…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.