VOLTAR

Fogo destrói mais de mil hectares em área de difícil acesso em parque de MT

G1 - http://g1.globo.com/
22 de Ago de 2016

Mais de 30 bombeiros seguirão de Cuiabá para Vila Bela nesta segunda.
Bombeiros devem contar com apoio de avião e helicóptero para ação.

Um incêndio já destruiu mais de mil hectares de mata do Parque Estadual Serra de Ricardo Branco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 30 bombeiros do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal seguirão de Cuiabá para a região de helicóptero para ajudar no combate ao fogo.

"Vai uma equipe por terra e outra de apoio aéreo. Irão um avião de combate a incêndio florestal e um helicóptero do Ciopaer [Centro Integrado de Operações Aéreas], que irá transportar a tropa até o local do incêndio", disse o tenente coronel Paulo André Barroso, do Corpo de Bombeiros. O fogo começou na última sexta-feira (19).

No local, já tem uma equipe composta por quatro bombeiros e o coordenador do parque. Conforme os bombeiros, a linha de fogo tem entre 15 e 20 km.

A região é de difícil acesso e não é possível chegar de carro e a pé, segundo o coronel, demoraria, já que a distância entre a estrada mais próxima até a área do incêndio é de cerca de 15 km.

Focos de calor
Entre os dias 1o e 19 de agosto de 2016, Mato Grosso registrou 3.913 focos de calor, o que coloca o estado no topo do ranking nacional, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em segundo lugar, vem o Pará, com 2.758 e, em terceiro lugar, o estado do Amazonas, com 2.176.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/08/bombeiros-tentam-apagar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.