VOLTAR

Fogo destrói 139 hectares de mata em oito meses

O Globo, Rio, p. 19
21 de Set de 2005

Fogo destrói 139 hectares de mata em oito meses

Uma triste constatação no Dia da Árvore, comemorado hoje: parques estaduais e áreas vizinhas protegidas perderam 139 hectares de vegetação, de janeiro até o fim de agosto, 24% a mais que no mesmo período de 2004. Segundo Maurício Lobo, presidente do Instituto Estadual de Florestas, apesar de o órgão ter recebido muitas denúncias de desmatamento, o fogo foi o maior vilão das matas em 2005.
Os incêndios destruíram 69 hectares de parques este ano, o dobro dos primeiros oito meses de 2004 (35 hectares). De janeiro a agosto de 2005, foram desmatados 70 hectares, quase o mesmo que no ano passado. O Maciço da Pedra Branca foi o mais afetado pelo fogo.
- Tivemos um período de baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas no inverno. Em 2005, a degradação causada por incêndios poderia ter sido ainda pior não fosse nossa ação enérgica junto ao Corpo de Bombeiros - diz Lobo, acrescentando que o IEF também intensificou o programa de educação ambiental para famílias que moram perto de parques.

O Globo, 21/09/2005, Rio, p. 19

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.