VOLTAR

Fogão que cozinha e produz eletricidade em destaque no JN

Agência de Notícias do Acre
Autor: Edmilson Ferreira
07 de Fev de 2008

O fogão Geraluz, que cozinha e ao mesmo tempo produz eletricidade, foi destaque na edição desta quinta-feira do Jornal Nacional. A mini-usina tem 27 unidades instaladas em comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes e tem funcionado perfeitamente porque é fácil de manusear. Utiliza lenha, não emite poluente e é capaz de acender a quatro lâmpadas e ligar uma televisão ou rádio. O fogão começa este ano ser produzido no Acre.

O projeto é desenvolvido pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e deve ser incluído no Programa Luz Para Todos. A ação pioneira para levar o fogão às comunidades isoladas do Acre partiu do senador Sibá Machado há quatro anos. Sibá é também responsável pelo início do programa de biodiesel no Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.