VOLTAR

Focos de incêndios florestais na Bahia registram aumento de 169%

A Tarde Uol https://atarde.uol.com.br/
Autor: Miriam Hermes
28 de Ago de 2021

Dois grandes incêndios florestais no extremo Norte da Bahia, favorecidos pelo clima quente e seco, detinham na sexta-feira, 27, a atenção das equipes de combate no estado, mas o alerta se estende também para municípios da região oeste. Este ano o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou, até sexta, 3.905 focos de incêndios florestais no estado, com crescimento de 169% sobre o mesmo período de 2020.

As áreas com focos ativos fazem parte da região com clima semiárido, onde a seca está vigorando há meses. A pesquisa Mapbiomas indicou 83% dos casos de queimadas entre os meses de julho e outubro.

"Nesta época, os incêndios são impulsionados pelos fortes ventos que atiçam as chamas e levam as fagulhas, espalhando os focos", disse a gestora ambiental Fernanda Pontes.

Conscientização

De acordo com o coordenador da Operação Incêndio Florestal Bahia 2021, major BM Márcio Jansen, é urgente que a população se conscientize sobre os perigos de colocar fogo na vegetação. "Mesmo assim 95% destes incêndios são resultado da ação humana", lamentou.

O bombeiro militar enfatizou que quatro aeronaves airtractor, com capacidade para despejar 1.500 litros de água estão participando das ações em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado.

Estratégia

Ele explicou que o fogo na caatinga provoca calor muito alto, pelas características da vegetação, e que a água jogada do alto apaga as chamas maiores. Neste momento as equipes entram com bombas costeiras e outros instrumentos usados para conter o avanço.

"Contamos com profissionais especializados. Treinados física e psicologicamente para enfrentar dias de combate", ressaltou. Este ano, o estado conta com duas bases de monitoramento, em Barreiras e na Chapada Diamantina.

Pesquisa divulgada pelo programa Mapbiomas indicou que o estado teve uma área de 116.303 km² atingidos por queimadas entre 1985 e 2021, 65% dos casos em vegetação nativa e com muitos lugares atingidos diversas vezes no período.

Entre os 10 municípios que mais queimaram suas matas nativas nestes 36 anos, dois são baianos. Formosa do Rio Preto, em 4o lugar e, em 6o, São Desidério, ambos do extremo oeste.

Mas o Cerrado é só o quarto bioma mais atingido pelo fogo no país, sendo a Caatinga a segunda com 10,5% de áreas queimadas.

O MapBiomas é uma ação de mapeamento com base em estudos de imagens de satélite, com envolvimento de diversas empresas e uma rede colaborativa de especialistas.

https://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/2186988-focos-de-incendios-flo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.