VOLTAR

Focos de calor diminuem no Amazonas no início de setembro

G1 - http://g1.globo.com
11 de Set de 2012

Os focos de calor no Amazonas diminuíram 43,2% na primeira semana de setembro em relação às últimas três semanas de agosto, segundo levantamento do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima). Ao todo, foram registrados 634 focos contra 1.117 locais da última semana de agosto.

Segundo o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Renato Senna, a provável causa da queda se deve as chuvas registradas no sudoeste e sul do Amazonas, nas divisas com Rondônia e Acre. Porém, a previsão é que o período chuvoso chegue com atraso à região, devendo começar a partir de outubro.

Apesar de Manicoré, Canutama, Humaitá e Apuí serem as cidades com os maiores registros de focos de calor, os quatro municípios apresentaram redução nos dados em comparação ao mês de agosto.

Entre os Estados da Amazônia Legal, o Amazonas ocupa o 5" lugar no ranking de número de focos de calor, atrás de Mato Grosso (4.487 focos), Maranhão (2.418), Tocantins (2.349) e Pará (2.287). A Amazônia Legal apresentou um total 13.249 focos de calor.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/09/focos-de-calor-diminuem…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.