VOLTAR

Florianópolis realiza consultas públicas para criar a maior Unidade de Conservação da cidade

Wikiparques - http://www.wikiparques.org/
Autor: Por Rafael Ferreira
03 de Mar de 2020

A partir desta segunda-feira (02/03), a Prefeitura de Florianópolis promove uma série de consultas públicas para a criação do Refúgio da Vida Silvestre Municipal Meiembipe (SC), na região Norte da Ilha. Ao todo, serão 6 encontros abertos à população. A participação da sociedade é fundamental como uma forma de transparência e de ouvir opiniões e informações por parte dos moradores.

A unidade de conservação vai incorporar uma área de 56 km². Essa será a maior unidade de conservação de Florianópolis, com área que representa cerca de 12% do território municipal. Ao seu entorno ficarão os bairros Itacorubi, João Paulo, Saco Grande, Monte Verde, Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha de Pontas das Canas, Praia Brava, Ingleses, Rio Vermelho, Costa da Lagoa e Lagoa da Conceição.

O Chefe do Departamento de Unidades de Conservação de Florianópolis, Mauro Manoel da Costa ressalta os benefícios dessa ação para o município e seus moradores. "Com o novo Revis Meiembipe a gente procura garantir a manutenção das nascentes de nossas bacias hídricas, o equilíbrio climático, e também proteger as pessoas contra desabamentos de encostas e enchentes, como temos visto em outras cidades brasileiras. E a participação da população é fundamental nesse processo, por isso a realização das consultas públicas."

Todos os procedimentos estão sendo realizados conforme a legislação, com os devidos estudos técnicos dando base para a definição de limites da área e para a escolha de categoria de manejo mais adequada. Também como indica a legislação, o nome Meiembipe tem o objetivo de valorizar os ancestrais com esse nome histórico dado à Ilha de Santa Catarina pelos índios que aqui viveram, e que remete à cadeia de montanhas ao longo do mar.

*Com informações da Prefeitura de Florianópolis

https://www.wikiparques.org/florianopolis-realiza-consultas-publicas-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.