VOLTAR

Florestas ameaçadas

O Globo, O País, p. 14
23 de Jul de 2004

Florestas ameaçadas

Um projeto de lei que aguarda sanção do presidente da República tem o louvável objetivo de estimular a construção civil de diversas maneiras, inclusive incentivos fiscais.

Mas num ponto os autores da proposta foram longe demais: é quando ela torna a produção imobiliária imune ao Código Florestal em áreas urbanas ou de expansão urbana.

Se uma área é urbana e outra vai além da urbe, não é difícil prever que no primeiro caso invada florestas, no segundo escale morros e tenha ameaçadora vizinhança com mangues, dunas, rios e lagos.

Seria oportuno que a lei partisse por outro caminho, criando a possibilidade prática de fazer da ocupação imobiliária uma forma de ajudar na contenção de favelas - que podem ser perigosas inimigas de áreas merecedoras de proteção ambiental.

Mas não é disso que trata a lei prestes a ser sancionada.

O Globo, 23/07/2004, O País, p.14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.