VOLTAR

Floresta do futuro

Isto E, p.49
22 de Dez de 2004

Top Ecologia
Floresta do Futuro
Iniciativa de reflorestamento da Mata Atlântica rende prêmio ambiental a ISTOÉ
Darlene Menconi
Quando os europeus ancoraram suas naus na costa brasileira, a Mata Atlântica se estendia por 17 Estados brasileiros, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Depois de cinco séculos de ocupação desordenada e exploração predatória, restam pouco mais de 7% de floresta nativa numa região onde hoje vivem 120 milhões de brasileiros. E onde se produz 70% da riqueza do País.
Eleita patrimônio natural da humanidade, a floresta atlântica pode ser comparada a um doente na UTI. Seu processo de recuperação é lento, mas efetivo. E foram justamente essas iniciativas de recuperação das áreas degradadas que receberam o prêmio Top de Ecologia 2004, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Em sua 12ª edição, o prêmio destaca as seis instituições que mais colaboraram para o crescimento do País sem degradar o meio ambiente e estimulando a conservação da natureza. A consciência ecológica aumenta ano a ano e as empresas brasileiras começam a perceber que o balanço social é tão importante quanto o balanço econômico”, diz José Zetune, presidente da ADVB.
Um dos premiados do ano foi o projeto Floresta do Futuro ISTOÉ, promovido pela Editora Três em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa fez sua estréia em Aimorés, Minas Gerais, um dos Estados mais castigados pelo abandono de terras desgastadas por anos de exploração extrativista e agropecuária. A promoção é exclusiva aos assinantes, mas contempla também quem compra seu exemplar em banca. Parte do valor de capa é revertida à SOS para custear ações em prol da Floresta do Futuro. O assinante tem uma árvore plantada em seu nome, se torna sócio da SOS Mata Atlântica e ajuda a recuperar um dos mais importantes paraísos naturais do planeta”, diz Edgardo Zabala, diretor de assinaturas da Editora Três.
A lista de premiados inclui ainda o programa de capitalização Pé Quente Bradesco, uma parceria com a SOS Mata Atlântica para custear o plantio de cinco milhões de árvores. E a concessionária Rodovia das Colinas, que plantou 80 mil mudas em conjunto com a mesma SOS na região de Itu, em São Paulo. Os outros laureados foram os empreendimentos imobiliários Alphaville de Fortaleza e de Salvador e o Gênesis II, loteamento residencial em São Paulo. Ali, o que antes era uma área de pastagem virou um corredor florestal por onde os animais da Mata Atlântica já começam a circular.

Isto É, 22/12/2004, p. 49

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.