VOLTAR

Floresta como a principal sala de aula

FAS - www.fas-amazonas.org
Autor: Marina Guedes
19 de Mai de 2009

Estudar deixou de ser privilégio de quem vive apenas nos grandes centros urbanos. Que o digam os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, no município de Novo Aripuanã. A inauguração do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Samuel Benchimol, na comunidade Boa Frente, dia 12 de maio, fechou o ciclo de um projeto cuja proposta é agregar conhecimentos à realidade ribeirinha, sanando um importante gargalo amazônico: a educação.

Com uma proposta de pedagogia de alternância, o aprendizado envolve um sistema que inclui conhecimentos tradicionais mesclados com a grade curricular das escolas regulares. Os alunos ficaram alojados nas próprias dependências do Núcleo, que conta com uma escola, alojamento para professores, alunos, posto de saúde e base de apoio à Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Ao retornarem às suas comunidades, tem o compromisso de dar continuidade às atividades. O período em que estiverem fora do Núcleo, ao contrário das escolas regulares, também será parte do aprendizado.

Na visão do diretor geral da FAS, Virgilio Viana, o projeto é a realização de um sonho de muitos anos. "O sonho de ter na floresta uma proposta pedagógica que seja radicalmente diferente de tudo aquilo que tínhamos como referência na área de educação para as comunidades ribeirinhas da Amazônia. Uma proposta pedagógica inovadora, com um conceito que torna a sala de aula mais próxima da floresta. Na concepção do centro nós imaginamos a floresta como a principal sala de aula", revela Viana.

O Núcleo, segundo o diretor técnico-científico da FAS, João Tezza, irá oferecer a possibilidade de um aprendizado diretamente voltado ao cotidiano dos alunos. "A medida em que caminhamos, vamos ajustando o processo de ensino que está sendo implementado neste projeto", afirma Tezza. Outro diferencial do Núcleo diz respeito às temáticas abordadas, como manejo florestal, permacultura e outras questões relevantes aos novos alunos, permitindo que tais conhecimentos sejam, posteriormente, agregados ao cotidiano. As aulas serão ministradas por profissionais selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e terão, ainda, a participação de especialista da FAS.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.