VOLTAR

Flona do Bom Futuro refloresta mais de 100 hectares

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
05 de Abr de 2016

Medida faz parte das ações de recuperação de áreas degradadas

A Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em Rondônia, deu início aos trabalhos de reflorestamento de 108 hectares no interior da unidade.

A iniciativa é resultado de cumprimento de condicionante pelo empreendimento Linha Verde C3. Inicialmente, o reflorestamento seria realizado na Flona do Jamari, que fica na região, mas o ICMBio optou pela Flona do Bom Futuro, que tem maior urgência e necessidade de recuperar áreas degradadas.

"Cerca de 14% dos 97.000 hectares da Flona necessitam de recomposição florestal. Esse é só o primeiro de muitos passos que pretendemos dar em busca da recuperação de áreas degradadas no interior da unidade", disse o chefe da UC, Ronilson Vasconcelos.

Segundo ele, toda a mão de obra empregada nas ações de reflorestamento é formada por moradores do entorno da UC. O critério, acertado com a empresa responsável pelo cumprimento da condicionante, busca fortalecer a boa convivência e a parceria da unidade de conservação com a população local.

Além dos moradores, participam dos trabalhos integrantes da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios da Flona. No reflorestamento, eles estão usando parte das mudas produzidas no Viveiro Artesanal da UC.

"Nossa brigada, que é formada por indígenas Karitianas, terá papel fundamental na proteção da área reflorestada e em outras que ainda são alvo de incêndios criminosos por parte de descontentes", afirmar o chefe da unidade.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7820-f…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.