VOLTAR

Flona do Amapá desenvolve pesquisa sobre tracajás e ariranhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
10 de Out de 2012

Dois projetos de pesquisa estão em andamento na Floresta Nacional (Flona) do Amapá, unidade de conservação federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Eles foram aprovados, em 2011, em chamada interna realizada pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO) do Instituto, com execução a partir de 2012.

"Biologia populacional de ariranhas (Pteronura brasiliensis) e lontras (Lontra longicaudis) e interações com comunidades locais na Flona do Amapá" é o título do primeiro projeto desenvolvido na unidade e "Monitoramento de nidificação e nascimento de Tracajás, Podocnemis unifilis (Troschel, 1848) na Flona do Amapá" a outra pesquisa realizada.

O projeto das ariranhas começou no primeiro semestre deste ano em parceria com o laboratório de Ecologia de Vertebrados da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e, ainda conta com a elaboração de duas dissertações de mestrado orientadas pela Doutora Fernanda Michalski.

Até o momento, 509 quilômetros foram percorridos pela equipe, utilizando um barco motorizado nos Rios Araguari e Falsino, para identificação das áreas de uso de Pteronura brasiliensis. Durante as atividades foram obtidas seis detecções diretas (visualizações) e 52 indiretas (tocas, pegadas, latrinas e fezes) de ariranhas.

Iniciado em setembro, o projeto sobre tracajás conta com a participação de quatro monitores da comunidade local que realizam periodicamente o monitoramento de locais de desova no rio Falsino, dois estudantes do curso de Ciências Ambientais da UNIFAP, que são assistentes do projeto e o apoio do Batalhão Ambiental da Policia Militar do Estado do Amapá. A capacitação da equipe e o monitoramento da desova já foram iniciados, com a identificação de 11 locais de desova e 44 ninhos de tracajás.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3386-flo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.