VOLTAR

Flona de Passo Fundo elege novo conselho consultivo

www.ibama.gov.br
22 de Set de 2006

Brasília (22/09/2006) - O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Passo Fundo se reuniu em Assembléia Ordinária, na última terça-feira (19), na sede da unidade de conservação, em Mato Castelhano, para eleger nova diretoria.

Com ampla participação dos atuais conselheiros, titulares e suplentes, e de entidades que reivindicavam participação neste espaço de gestão de unidades de conservação, a assembléia aprovou a nova configuração do Conselho Consultivo.

Os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadora de Planejamento de Flonas da Coordenação Geral de Florestas Nacionais da Diretoria de Florestas do Ibama (Diref), a analista ambiental Rosa Lia Godim de Castro. A metodologia do encontro permitiu a discussão com cada um dos setores da sociedade, cujos representantes indicaram as entidades titulares e suplentes.

Segundo Rosa Lia, o resultado final foi excelente, definindo-se por uma nova composição do Conselho de modo mais paritário entre entidades governamentais e da sociedade civil organizada e representativo da sociedade local.

A próxima assembléia deverá ocorrer no início de dezembro, com a escolha do novo vice-presidente e do titular da secretaria executiva. Além disso, as novas entidades conselheiras deverão apresentar toda a documentação para formação de processo administrativo, que, por sua vez, será submetido à Procuradoria Jurídica do Ibama Sede. Depois seguirá para homologação pelo presidente do instituto, finalizando com a publicação no Diário Oficial e conseqüente instalação do novo conselho.

Entre os representantes do conselho estão entidades governamentais e não-governamentais, tais como: prefeituras de Mato Castelhano, Marau, Passo Fundo, Vila Langaro, Gentil e Água Santa; Funai, Embrapa, CORSAN, CEEE, Ibama, Fepagro; Sindicato Rural de Marau; Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Profloma, Emater e universidades.

Maria Helen Annes
Ibama/RS

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.