VOLTAR

Flona de Ipanema capacita o seu Conselho Consultivo

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Janete Gutierre
20 de Nov de 2009

Os integrantes do Conselho Consultivo da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema estão passando por processo de capacitação na unidade, em Iperó, interior de São Paulo. Iniciada a distância, a capacitação entra agora nos módulos presenciais, que acontecem entre esta semana e março de 2010. O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Ipanema foi criado em 2001, sendo renovado a cada dois anos e é presidido pelo chefe da unidade.

O Conselho Consultivo é uma ferramenta para a gestão participativa, pelo qual o chefe presta conta de seus atos e a sociedade civil exerce o controle social, podendo construir políticas públicas, fundamentadas no consenso do atendimento às questões de interesse público coletivo e na busca de soluções para conflitos.

CONSELHO - O Conselho Consultivo da Flona de Ipanema foi criado em 2001, com representantes de quatro prefeituras municipais (Iperó, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto e Sorocaba), de universidades, do Comando da Marinha por meio do Centro Tecnológico/Aramar, Policia Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, associações e organizações não governamentais.

A próxima renovação acontecerá em maio de 2010, podendo se candidatar instituições, associações e ONGs. As reuniões do Conselho Consultivo da Flona de Ipanema, como de todos os conselhos, são públicas e estão abertas a todos os interessados. Elas acontecem nas segundas segundas-feiras de cada mês, a partir das 14 horas, na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó/SP.

A capacitação continuada dos conselheiros é importante, porque a atuação dos conselhos depende da qualidade de seus membros, podendo ser mais ou menos atuante. O processo de capacitação atual do Conselho Consultivo da Flona de Ipanema está sendo feito com o apoio das analistas ambientais Lacy Santin e Maria Elizabeth Rocha, ambas da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Franca, de Santa Catarina, e especialistas em gestão participativas.

SNUC - O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), Lei 9.985/00, regulamentada pelo Decreto 4.340/02, em atendimento ao artigo 225 da Constituição Federal, determina que todas as unidades de conservação constituam um conselho consultivo.

À exceção das reservas extrativistas e das reservas de desenvolvimento sustentável, que dispõem de conselhos deliberativos, por serem categorias de manejo caracterizadas pela presença de populações tradicionais, com as quais o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) celebra contratos de concessões para manter o extrativismo sustentado.

A periodicidade das reuniões ordinárias é determinada de acordo com as características de cada categoria de manejo e dos locais em que elas se localizam. A criação dos conselhos precede ao processo de elaboração do Plano de Manejo. Os conselheiros têm mandato de dois anos, podendo ser reeleitos.

CONSTITUIÇÃO - A Constituição Federal de 1988 manteve a Democracia Representativa no Brasil, pela qual cidadãos elegem o presidente, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, que vão representá-los e buscar a contemplação do interesse público coletivo. Criou mecanismos para a democracia participativa, por meio de conselhos, nos quais os diferentes segmentos da sociedade civil se fazem representar, para decidir políticas públicas que contemplem o direito à saúde, educação, habitação, segurança alimentar, minorias e ao meio ambiente.

Hoje, com a aprovação da PEC dos Vereadores, o Brasil terá quase 60 mil vereadores, mas já conta com a atuação de mais 100 mil conselheiros, que atuam tanto em conselhos consultivos quanto em conselhos deliberativos.

Através da atuação desses conselheiros, percebe-se o avanço da democracia participativa e de políticas públicas nascidas do consenso. É a construção de um novo tipo de governança, na qual a sociedade civil entra nas instituições e é ouvida para que se elaborem políticas que consolidem os direitos sociais garantidos pela Constituição de 1988.

Flona de Ipanema
(15) 3459 - 9220

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.