VOLTAR

Flagrantes de desmatamento

CB, Brasil, p.16
19 de Ago de 2005

Flagrantes de desmatamento
Numa operação que envolve o Exército e a Polícia Federal na região da Terra do Meio, um território de 8,5 milhões de hectares entre o leste e o oeste do Pará, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagraram, em apenas uma semana, grandes focos de queimadas, desmatamento em reservas ambientais e grilagem de terras.
Em Novo Progresso, município próximo à rodovia /,Santarém-Cuiabá, foram apreendidos dez caminhões que transportavam madeira cortada sem autorização do Ibama. Em São Félix do Xingu, ao sul do estado, os fiscais e militares viram, num sobrevôo de helicóptero, homens derrubando a floresta para transformá-la em pasto. Ao perceber que estavam sendo filmados, os trabalhadores fugiram pela mata, deixando seus veículos e motosserras.
"Parece que todo mundo está aproveitando o verão amazônico para derrubar e queimar tudo", lamentou o chefe da operação, Manoel Costa Filho, diretor de fiscalização do Ibama em Santarém. Cento e quarenta policiais estão na operação.

CB, 19/08/2005, p. 16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.