VOLTAR

Fiscalização do Jaú detém três pessoas e apreende 260 quelônios e 8.760 ovos

ICMBio - www.icmbio.gov.br
22 de Set de 2008

A equipe de fiscalização do ICMBio no Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, deteve, na última quarta (17), três pessoas e apreendeu com elas 260 quelônios (animais com casco) de diferentes espécies e tamanhos, com predominância de tracajás, além de 8.760 ovos.

A suspeita é a de que os animais seriam comercializados ilegalmente. Essa foi uma das maiores apreensões de quelônios e ovos já realizadas no interior da unidade. A operação contou com o apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar/AM.

Os três infratores detidos são da cidade de Novo Airão. Outros seis conseguiram fugir pela mata. Diversos petrechos usados para coleta ilegal dos animais foram apreendidos, assim como três canoas grandes e respectivos motores.

Após a soltura dos animais e inutilização dos ovos que não mais apresentavam condições de eclodir, o trio foi conduzido à sede da Polícia Federal em Manaus onde foi lavrado o flagrante e realizado demais procedimentos com relação à abertura do inquérito policial. A multa aplicada ultrapassou o valor de R$ 1,5 milhão.

As ações de fiscalização serão intensificadas nas próximas semanas tendo em vista o período de seca dos rios, quando aumenta o número de ocorrências relacionadas à coleta e pesca irregular na região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.