VOLTAR

Fiscalização ambiental impede início de ocupação em trecho da APA Sauim de Manaus

G1: Portal de Notícias da Globo - https://g1.globo.com/
Autor: G1 AM
19 de Jun de 2018

Fiscalização ambiental impede início de ocupação em trecho da APA Sauim de Manaus
Moradores do Nova Cidade 2 denunciaram ocupação à Semmas.
19/06/2018 19h39 Atualizado 19/06/2018 19h39

Por G1 AM

Uma fiscalização impediu o início de uma ocupação irregular em um trecho de área verde e de preservação permanente no Conjunto Nova Cidade 2, Zona Norte de Manaus, na manhã desta terça-feira (19). O trecho está situado no perímetro da APA (Área de Proteção Ambiental) Sauim de Manaus. Foram retirados piquetes, entulhos e ferramentas encontrados na área.

A ação foi denunciada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) pelos moradores do conjunto no dia 15 deste mês.
A área tem vegetação nativa e a presença de animais silvestres, a exemplo do sauim-de-coleira, é registrada com frequência.

Sauim

A APA Sauim de Manaus nasceu da necessidade da interligação entre o Corredor Ecológico e Urbano do igarapé do Mindu e a Reserva Adolpho Ducke. Tem seu início no Corredor Ecológico e Urbano do igarapé do Mindu, zona Centro-Sul, seguindo no sentido norte até a Reserva Ducke, ocupando uma área aproximada de 1.015 hectares, entre as Áreas de Preservação Permanente, Áreas Verdes e de particulares.

A área abrange os bairros Parque 10, Novo Aleixo, Cidade Nova, Nova Cidade e Cidade de Deus.

O objetivo principal da APA é o aumento da conectividade de habitats naturais e conservação dos já existentes para dispersão da fauna e flora silvestres, com a requalificação urbana e socioambiental da área proposta e a participação da sociedade, promovendo melhoria da qualidade de vida na cidade de Manaus.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/fiscalizacao-ambiental-impede-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.