VOLTAR

Fiscais prendem caçadores no Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Blumenau

ICMBio - www.icmbio.gov.br
13 de Ago de 2008

Nesta terça-feira (12) uma patrulha de fiscalização do Parque nacional da Serra do Itajaí, em Blumenau-SC, surpreendeu uma dupla de caçadores na localidade da Fazenda Santo Antônio. Na entrada da trilha para a mata os infratores foram rendidos. Eles portavam duas espingardas calibre 28, facões e dois trabucos, espécie de armadilha artesanal extremamente perigosa e letal feita com cano de metal e disparador de ratoeira. No local ainda foram apreendidas duas motocicletas, equipamento de camping e seis cabeças de palmito.

Com estas prisões, só entre abril e agosto, dentro do parque já foram presos 19 caçadores e 20 armas de fogo, mais armas que em toda a cidade de Blumenau desde janeiro, segundo os próprios policias que participaram da ação.

As ações de fiscalização são semanais, com patrulhas que abrangem pontos definidos por informações fruto de denúncias anônimas e contam com a participação de servidores do parque, policiais militares, policiais ambientais e bombeiros.

Segundo o chefe da UC, Fábio André Faraco, ações como esta só reforçam a tese de que o ICMBio deve investir em equipamentos, capacitação e parcerias com os órgãos locais pois o resultado é quase que imediato e definitivo.

Neste caso mais uma vez os envolvidos além de autuados por adentrar uma UC sem autorização, caçar e cortar palmito e tiveram os bens apreendidos, sendo na sequência encaminhados ao presídio regional de Blumenau por porte ilegal de armas.

Ainda segundo o chefe da UC, estas ações não possuem prazo para terminar, e serão ampliadas, com a participação de mais policiais designados pelo 10o Batalhão da Polícia Militar de Blumenau para a tarefa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.