ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Gustavo Frasão
18 de Jun de 2014
Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) combateram a ação ilegal de caçadores na Estação Ecológica de Aiuaba, Ceará. A Unidade de Conservação (UC) fica nos sertões dos Inhamuns, região considerada como a maior reserva do bioma caatinga do Nordeste brasileiro. A ação resultou na prisão de quatro caçadores e apreensão de 158 pombos.
O coordenador da Estação Ecológica, Honório Miguel Arraes, disse que nessa época do ano é comum que várias aves, de diversas localidades do Nordeste, se reúnam para formar pombais de reprodução no entorno da unidade. "Há quatro anos os pombos não migravam para a unidade. Agora, com o retorno delas, os caçadores foram atraídos", disse.
A fase de procriação das avoantes, espécie de pombo, teve início em maio e deve ir até o fim deste mês. "Nessa época, as aves viram alvos fáceis para os caçadores profissionais, que geralmente são das cidades de Campos Sales e Juzeiro do Norte, no Ceará, e Pio IX, no Piauí", explicou o coordenador da unidade.
A Estação Ecológica de Aiuaba, criada em 1978, possui uma área de 11,5 mil hectares. O combate à caça de avoantes é feito há mais de 25 anos em uma área de 5 km². A operação contou com o apoio de fiscais do Ibama, ICMBio e Polícia Militar Ambiental. Os presos, acusados de crime ambiental, foram condenados a pagar, cada um, o valor de R$ 19,5 mil.
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4867-fiscais-do-ic…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.