VOLTAR

Financiamento liberado em 2005

CB, Cidades, p. 26
24 de Set de 2004

Financiamento liberado em 2005

Da Redação

O Governo do Distrito Federal (GDF) deverá assinar em junho do próximo ano o acordo de financiamento de US$ 115 milhões com o Banco Mundial (Bird) para aplicação em benefício do meio ambiente. A vice-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB) e o chefe da Agência de Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filippelli, se reuniram ontem com uma missão do banco que veio a Brasília para conhecer detalhes de programas em desenvolvimento pelo GDF.
Depois de conversar com técnicos na tarde de ontem, Filippelli se convenceu de que os recursos poderão estar disponíveis já no segundo semestre de 2005, para aplicação nos últimos meses do ano e em 2006. O dinheiro do Banco Mundial será destinado ao Programa Brasília Sustentável, que prevê medidas de preservação de mananciais, saneamento, recuperação e captação de recursos hídricos no Distrito Federal. As áreas de atendimento prioritário serão além da invasão da Estrutural, a região do Entorno, principalmente o município de Águas Lindas (GO), a 47km do Distrito Federal.
Para a assinatura do acordo de financiamento faltam ainda alguns acertos técnicos. O Ministério do Planejamento já deu a autorização necessária para a captação dos recursos. Uma das exigências para o financiamento é uma contrapartida do Governo do Distrito Federal de 50% do valor liberado pelo Banco Mundial.
Investimentos
Outra exigência são os investimentos sociais e medidas em benefício do meio ambiente. A vice-governadora Maria de Lourdes Abadia apresentou aos técnicos ontem um programa em que o GDF qualifica catadores de lixos e os inclui em outras medidas sociais, na área de saúde e educação. Mais de 1,8 mil famílias trabalham na coleta de lixo e na comercialização do material recolhido. Descobri que o lixo pode ser uma forma de inclusão social, afirma a vice-governadora Maria de Lourdes Abadia.
Na manhã de ontem, os técnicos estiveram na invasão da Estrutural. A intenção do governo é acabar com o lixão ao lado da vila. Aquele lixão está comprometendo os mananciais daquela região, diz Filippelli. A missão deve ficar em Brasília até o fim da próxima semana.

CB, 24/09/2004, Cidades, p. 26

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.