VOLTAR

Filme mostra relação de comunidades indígenas com a tecnologia

Terra Tecnologia - http://tecnologia.terra.com.br/
Autor: Camila Bacchi
15 de Abr de 2010

Um documentário que retrata como índios de várias etnias estão utilizando a tecnologia para troca de informação e aprendizado terá pré-estreia nesta quinta-feira em Salvador (BA). No curta-metragem, integrantes de nações indígenas como Tupinambá e Pataxó Hahahãe, da Bahia, e Pankararu, de Pernambuco, relatam como celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet, vêm sendo ferramentas importantes na busca de melhorias para as comunidades e nas relações destas com o mundo globalizado.

Indígenas Digitais retrata um trabalho que vem sendo desenvolvido nas comunidades indígenas desde 2004. O curta-metragem é o resultado da parceria da ONG Thydewá com a Cardim Projetos e conta com o patrocínio da Oi e apoio da Oi Futuro e do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural do Governo da Bahia, o Fazcultura.

A primeira iniciativa da parceria foi o Portal Índios On-line - http://bit.ly/bevJe4 - uma rede social na internet que busca aproximar e dar voz aos povos indígenas do Brasil. O site traz matérias escritas, registradas e filmadas pelos próprios índios.

Maria Arlete Gonçalves, diretora de cultura da Oi Futuro, explicou que os projetos têm como objetivo apoiar e reconhecer ações que promovam o desenvolvimento humano através da tecnologia. Este foi o caso do documentário Indígenas Digitais, parte do projeto Novos Brasis.

"Esse é o resultado da tecnologia reduzindo distâncias, aproximando as pessoas para que a sociedade possa ter acesso a essas nações indígenas, não se pode isolar esse grupo", diz Maria Arlete.

De acordo com Sebastián Gerlic, idealizador e diretor do documentário, o curta-metragem mostra a cultura indígena para todo o Brasil. O filme, diz ele, desmitifica o "preconceito que prega que os índios devem ficar escondidos na mata, excluídos da sociedade".

"A inserção digital permite a valorização social das minorias, fazendo com que os povos indígenas resgatem e preservem suas tradições e fortaleçam suas etnias", analisa Maria Arlete.

O lançamento nacional do curta será dia 19 de abril, no Rio de Janeiro, culminando com as celebrações do dia do Índio.

Redação Terra

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4382950-EI4802,00-Curta+sob…

Reportagem acompanha VÍDEO.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.