VOLTAR

Filme debate saúde de índios do Vale do Javari (AM)

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/
19 de Mar de 2012

Mais de 300 indígenas do Vale do Javari morreram nos últimos dez anos, devido doenças como hepatite e malária. O assunto é tema do vídeo "Javari" que será exibido na próxima sexta-feira (23) na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O debate contará com a participação dos coordenadores das organizações indígenas Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), Jader Comapa Franco Marubo e da Akavaja (Associação Kanamari do Vale do Javari), Kurá Kanamari, e tem como objetivo sensibilizar os acadêmicos sobre a situação da saúde indígena naquela região.

A terra indígena Vale do Javari fica localizada nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, no extremo oeste do Amazonas. Ali vivem aproximadamente cinco mil indígenas Marubo, Matsés, Kanamari, Kulina e Matis, além de outros 18 que ainda não tem contato com a sociedade envolvente, de acordo com informações da Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari, da Fundação nacional do Índio - Funai.

O documentário "Javari" é uma produção do Conselho Indigenista Missionário - Cimi Norte I em parceria com a TV Ufam. O vídeo traz depoimentos de indígenas e outras personalidades envolvidas nos debates em torno da problemática da região do Vale do Javari.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Filme-indi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.