VOLTAR

Filhote fêmea de peixe-boi amazônico é resgatada na Ilha de Marajó, no Pará

ICMBio - www.icmbio.gov.br
15 de Jul de 2008

Brasília (15/07/2008) - Analistas ambientais do Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos (CMA) e do Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (CEPNOR) - ambos centros especializados do Instituto Chico Mendes, resgataram nesta sexta-feira (11) um filhote fêmea de peixe-boi em Curralinho, na Ilha de Marajó, no Pará.

O filhote, que pesava 13 quilos e media 91 cm, foi encontrado por pescadores após ficar preso em redes de pesca. A fêmea aparentava ter entre 30 e 45 dias de vida, estava abaixo do peso e desidratada.

O animal foi levado inicialmente para um tanque dentro da propriedade de um dos comunitários, onde permaneceu por uma semana. Os analistas Dan Jacobs Pretto, do CMA, Luiz Fernando Netto e Kristian Legatzki do Cepnor retiraram o animal do tanque e o alimentaram com mamadeira à base de leite de soja. A fêmea, ainda sem nome, foi colocada num tanque menor, permaneceu em observação e somente depois seguiu viagem para a base do Cepnor.

O transporte do animal, feito em embarcação, durou 6 horas. "Nós a colocamos sobre um colchão molhado e fomos jogando água nela durante toda a viagem. Na embarcação ela ficou numa área isolada do público", explica Dan.

Assim que chegou no Cepnor, no dia 12, às 6h, a fêmea foi levada para uma piscina, onde tem recebido a cada 2 horas, mamadeiras de 100 ml contendo leite de soja e vitaminas. "Esta é uma dieta de recuperação e já observamos uma significativa melhora no quadro clínico do animal", explica Dan.

O CMA e o Cepnor têm atuado juntos no Estado, com ações permanentes de resgate e de reabilitação dos peixes-boi encontrados. Desde o início do ano este é o quarto animal resgatado. A expectativa é de que a fêmea seja reintroduzida entre 2 e 4 anos ao habitat de origem.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.