VOLTAR

Filhote de baleia-franca encalha já morto em SC

OESP, Vida, p. A25
18 de Set de 2010

Filhote de baleia-franca encalha já morto em SC

Um filhote de baleia-franca encalhou já morto na Praia de Campo Bom, município de Jaguaruna, a 157 quilômetros de Florianópolis (SC). Pesquisadores do Projeto Baleia Franca foram chamados ao local para coletar amostras do cetáceo para exames.
"O filhote era um macho, que media 44,3 metros de comprimento. Ele já encalhou morto, com hematomas e marcas de colisão com embarcação, o que provavelmente provocou sua morte", explica Karian Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca.
Na última quarta-feira, durante o sobrevoo realizado pelo Projeto Baleia Franca e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o biólogo Paulo Flores, do Centro Mamíferos Aquáticos, fez o registro fotográfico de 36 filhotes entre as 102 baleias avistadas. O total de cetáceos presentes na costa brasileira faz com que o número de óbitos de filhotes desta temporada ainda esteja de acordo com o esperado.
"A mortalidade de filhotes desta espécie é de aproximadamente 10% do total de nascimentos e, neste ano, foram três óbitos de filhotes para, pelo menos, 36 nascidos", afirma Karina.
As baleias-francas, ao contrário de outras espécies, têm hábitos costeiros e dificilmente encalham, exceto quando já estão doentes ou mortas.

OESP, 18/09/2010, Vida, p. A25

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100918/not_imp611704,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.