VOLTAR

FHC participa de evento da ampliação da usina de Tucuruí

O Liberal-Belém-PA
28 de Jun de 2002

O presidente Fernando Henrique Cardoso visita hoje a hidrelétrica de Tucuruí, no Estado do Pará. Ele vai acompanhar a descida do rotor da 13ª turbina, a primeira implantada na fase de ampliação da usina. Atualmente, Tucuruí gera 4.245 MW em suas doze turbinas. Com a expansão, a partir de 2006, passará a ter sua capacidade duplicada, gerando 8.370 MW.

A descida do rotor no poço da turbina é um evento de extrema importância para o sucesso da conclusão da montagem de toda a unidade. A 13ª turbina passa a gerar energia, a partir de dezembro deste ano, acrescentando 375 MW ao sistema interligado nacional. O rotor da turbina é o responsável por converter a energia hidráulica em potência de eixo, que é disponibilizada ao gerador elétrico.

Maior usina hidrelétrica nacional e a terceira maior do mundo, Tucuruí gerou, desde sua inauguração, em 22 de novembro de 1984, mais de 250 milhões de MWh de energia, beneficiando aproximadamente onze milhões de pessoas em 360 municípios dos Estados do Pará, Maranhão e Tocantins, além do intercâmbio com a região Nordeste e a interligação com os sistemas elétricos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Às doze turbinas existentes foram acrescentadas mais onze unidades hidrogeradoras, dotadas de turbinas hidráulicas de grande porte do tipo Francis. Com isso, será agregado ao sistema um aumento de potência instalada de 4.125 MW, ampliando a capacidade de geração de 4.245 MW para 8.370 MW e possibilitando o atendimento de cerca de 40 milhões de pessoas. Cada turbina Francis apresenta uma potência nominal no seu eixo de 382.000 KW, turbinando 680 metros cúbicos por segundo de água e operando sob uma queda líquida de 61,7 metros. Segundo a Eletronorte, o principal componente da turbina Francis é o seu rotor, considerado como o "coração" da hidrelétrica, que requer um projeto arrojado, com simulações numéricas, ensaios experimentais e cuidados especiais na sua fabricação, transporte e montagem.

Os rotores das turbinas de Tucuruí figuram entre os mais modernos do mundo e são fabricados em aço inoxidável fundido, de excelente qualidade, a fim de garantir alta durabilidade. O equipamento possui um projeto de alta tecnologia e de reconhecida eficiência, o que permitirá converter até 96% da energia hidráulica disponível na entrada da turbina em potência de eixo. Esses rotores estão entre os maiores do mundo, com diâmetro de 8.300 mm, altura de 4.997 mm e peso de 270 toneladas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.