VOLTAR

FHC diz que Kyoto é passado

OESP, Vida, p. A20
21 de Set de 2007

FHC diz que Kyoto é passado

Fabiana Cimieri

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que o Protocolo de Kyoto está ultrapassado porque países antes considerados subdesenvolvidos, como Brasil e China, estão se desenvolvendo e hoje se encontram entre os dez maiores poluidores. O ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia classificou como "míope" e "equivocada" a postura do governo brasileiro de não aceitar estabelecer metas de redução da emissão de gases do efeito estufa, conforme desejam os países europeus.

Os dois participaram ontem do segundo e último dia da Conferência Internacional Rio+15, num hotel no Rio. Fernando Henrique mandou uma mensagem gravada. Lampreia participou de um painel sobre os próximos 15 anos do Protocolo de Kyoto, que termina em 2012.

"Qualquer acordo internacional limita a soberania. Mas, se um país africano dizimar outro com um gás químico, não existe isso de ninguém falar nada. Dizer que faz o que quer porque é o dono da casa é uma atitude autocrática", disse Lampreia. Em sua opinião, não existe mais o conceito de soberania, tal como ele era entendido, em questões globais como meio ambiente e direitos humanos.

OESP, 21/09/2007, Vida, p. A20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.