VOLTAR

Festival Yawa começa neste sábado

O Rio Branco - www.oriobranco.com.br
25 de Out de 2008

Um encontro de celebração da cultura indígena, para o resgate e o fortalecimento do povo Yawanawá. Em poucas palavras esta é a definição do Festival Yawa, que hoje na aldeia Nova Esperança, na Terra Indígena do Rio Gregório, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Cerca de 700 índios participam da festividade e, pela primeira vez, o evento estará aberto a turistas brasileiros e estrangeiros. Diversas etnias participam da festa, além de autoridades e convidados.

"O evento celebra a conquista da terra e retrata a cultura Yawa através de cantos, danças, manifestações espirituais e outras manifestações culturais. O festival dura seis dias e segue com os mais diferentes tipos de danças e provas de resistência", disse Maíra Yawanawá, responsável pela comunicação do evento. Entre as danças estão a pisada no pé, que serve de álibi para o início dos namoros, até a prova da espinha de peixe, que consiste em duas lapadas seguras, a toda força, dadas com o talo da bananeira nas costas de quem a pessoa quer se vingar de algo. A exibição acontece no centro da roda, à vista de toda comunidade. Quem leva a lapada tem direito ao revide, e no final os dois corajosos oponentes exibem as marcas causadas e dão as mãos em sinal de que tudo entre eles está resolvido. A prova de coragem é extensiva às mulheres e às crianças, que também se chicoteiam mutuamente e depois cumprimentam o público fingindo não ter sido dolorido.

A participação da comunidade é total, e cada pessoa tem seu motivo específico. Nas provas que exigem maior resistência física, os jovens que estão solteiros têm uma boa oportunidade para provar às mulheres pretendidas que são um bom partido. Se demonstram coragem e muita resistência, provam que são aptos ao trabalho e podem proporcionar a segurança de que a mulher Yawanawá precisa para si e para seus filhos. Enquanto os mais velhos transmitem o significado de cada rito para as novas gerações, as crianças começam desde cedo o treinamento, para que estejam preparadas quando chegar o seu momento.

O Festival Yawa é realizado desde 2002 como uma necessidade do povo Yawanawá de resgatar as histórias, costumes, tradições e cultura, abandonados após dezenas de anos de colonização.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.