VOLTAR

Festival de Sementes 2010 mobiliza comunidade escolar em Canarana (MT)

ISA - www.socioambiental.org
Autor: Fernanda Bellei
18 de Nov de 2010

A segunda edição do Festival de Sementes de Canarana encerrou-se com saldo positivo: alunos de nove escolas do município coletaram 1.110 quilos de sementes nativas do Cerrado e da Floresta Amazônica durante quatro meses. A entrega dos prêmios às escolas participantes foi realizada em 9 de novembro, na Câmara Municipal e contou com a presença de mais de 300 pessoas. O festival foi aberto com uma apresentação da jovem cantora canaranense Ana Carolina.

Realizado a cada dois anos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagri), o festival faz parte da agenda socioambiental de Canarana, criada em uma parceria entre o ISA, Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A iniciativa também contou com o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

As sementes coletadas serão entregues ao viveiro municipal e depois usadas em trabalhos de restauração florestal de matas ciliares em áreas degradadas do município, realizados em parceria com o ISA, no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu.

Destaques

Os destaques deste ano foram as escolas municipais Serra Dourada e Elídio Corbari, que entregaram, respectivamente, 685,5kg e 268,82 kg. Foram premiadas com kits do Festival de Sementes e os alunos participantes serão levados para um passeio pela fazenda Tanguro, no município de Querência, onde o Ipam desenvolve um estudo sobre os efeitos do fogo na vegetação nativa.

Depois da premiação, dois alunos da escola Norberto Schwantes receberam homenagem especial: Lucas Gama de Oliveira e Sérgio da Silva Araújo decidiram participar do festival por conta própria, já que a escola em que estudam não se inscreveu. Eliane Felten, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, agradeceu a participação dos dois garotos. "Esses meninos nos deram um grande exemplo de mobilização. É gratificante realizar eventos como este e sentir o envolvimento da comunidade".

Maristela Becker da Rosa, bióloga da Seagri e coordenadora do festival, explica que o intuito é sensibilizar a população para a diversidade do Cerrado. "A ideia não é provocar uma grande competição entre as escolas e sim aguçar a curiosidade das pessoas para conhecer melhor o Cerrado. O maior envolvimento das escolas é um sinal muito positivo".

Influência regional

O Festival das Sementes de Canarana é realizado a cada dois anos e já é reconhecido em toda a região. Maristela conta que outros municípios da Bacia do Rio Xingu estão interessados em desenvolver iniciativas parecidas. "É muito bom poder colaborar para que outros municípios também realizem seus festivais. Já tivemos procura de representantes de Querência, Ribeirão Cascalheira e até Marcelândia, que fica do outro lado da bacia, na BR 163. Todos querem saber como nós realizamos este evento e pedem apoio para desenvolverem iniciativas parecidas em seus municípios. Isso é realmente um exemplo de disseminação de políticas públicas em nossa região".

Rodrigo Junqueira, coordenador-adjunto do Programa Xingu, do ISA, destacou a receptividade do município de Canarana para as iniciativas socioambientais. "É um prazer participar de iniciativas como esta e testemunhar o envolvimento das pessoas de nosso município. Canarana é um grande exemplo de que é possível aliar produção agropecuária com preservação ambiental. Nós, que moramos aqui, devemos nos orgulhar disso".

Monitores mirins

Uma figura importante na realização do Festival de Sementes é o monitor mirim, estudante que auxilia os alunos no reconhecimento, coleta e beneficiamento das sementes. Este ano, o festival contou com sete monitores mirins. Eles são selecionados no início do festival e participam de um processo de capacitação onde aprendem práticas viveirísticas e outras questões ambientais, como poluição, biodiversidade, desmatamento, conservação do solo e recursos hídricos. Como estimulo ao desenvolvimento da atividade, eles recebem uma bolsa de R$ 200,00.

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3214

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.