VOLTAR

Festival 'Brasil é Terra Indígena' começa nesta quarta (13) em Brasília; confira a programação

Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/2023/12/12
12 de Dez de 2023

Festival 'Brasil é Terra Indígena' começa nesta quarta (13) em Brasília; confira a programação
Gaby Amarantos, Xamã, Mariene de Castro e Lenine se unem aos artistas indígenas nos dois dias de evento

Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
12 de dezembro de 2023 às 21:13

Começa nesta quarta-feira (13), em Brasília, o Festival Brasil é Terra Indígena, que reunirá uma síntese da diversidade de pensamentos e estéticas dos mais de 300 povos indígenas do Brasil com uma ampla feira de arte e uma série de debates. São dois dias de evento no Museu Nacional da República.

Trabalhos de mais de 80 artistas dos seis biomas brasileiros estarão expostos na Feira de Arte dos Povos Indígenas, aberta das 9h às 20h, no edifício anexo do Museu Nacional. Já a série de talk shows, que debate temas como moda e crise climática, acontecem no Espaço Tecnologia e Ancestralidade, instalado no Auditório II do museu.

Participam da exposição povos Yanomami, Macuxi, Terena, Baré, Ashaninka, Kadiwéu, Guarani, Guajajara, Tremembé, Wauja e Mehinaku. "Há muitos anos me relaciono com vários grupos indígenas de todo o Brasil, então a ideia é retratar a diversidade de belezas da arte ligada à ancestralidade, e apresentar a riqueza dos saberes de convivência e proteção desses biomas, porque a relação da arte indígena está muito conectada ao bioma, na relação que se estabelece ao viver completamente integrado na sabedoria da relação com a natureza", explica o curador Marcelo Rosenbaum.

:: Indígenas vão acionar o Supremo para pedir inconstitucionalidade de lei do marco temporal ::

O arquiteto curador acredita que a compreensão do que é a arte indígena passa por entender que tanto objetos decorativos quanto aqueles que podem ser usados no dia a dia "reverenciam os animais, a natureza como um todo, mas também serem encantados, seres que estão além do material. Além da beleza, também está o respeito e reconhecimento dos valores que vêm dos saberes e do imaginário dos artistas originários, porque essa é a arte originária do que hoje a gente chama de Brasil. Aí temos mais uma função da feira, que é preservar, honrar e valorizar esses povos e sua arte", ressalta.

O festival é criado e promovido pelo coletivo Mídia Indígena com o apoio institucional do Ministério dos Povos Indígenas e tem como patrocinador oficial o Instituto Cultural Vale, articulação do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) e também com o apoio do Ministério da Cultura. A feira e os talk shows têm patrocínio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Debates contemporâneos

O Espaço Tecnologia e Ancestralidade foi criado para abrigar debates e rodas de conversa. A série de rodas de conversa "Comunicação Indígena e Suas Narrativas" contará com a participação de entidades e associações como Mídia Indígena, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Grande Assembleia dos Povos Guarani e Kaiowá (ATy Guasu), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), Comissão Guarani Yvyrupa e o Conselho do Povo Terena.

:: Ministro do STF interrompe retirada de invasores de terra indígena mais desmatada durante governo Bolsonaro ::

Japupromti Parkatêjê, do povo Gavião do Pará e membro do Mídia Indígena, explica que "o objetivo é dar visibilidade ao protagonismo dos povos indígenas em diversos temas e a conexão dessa diversidade com a riqueza cultural que existe no Brasil, além de entender as questões específicas de cada povo e buscar soluções coletivas para uma luta que é de todos". "Pensamos em reunir temas que possam fortalecer a luta coletiva dos povos indígenas de todos os biomas, e vamos discutir desde a moda até questões climáticas", complementa.

Música

Destaques indígenas na música brasileira contemporânea integram o line-up do festival: Djuena Tikuna, Kaê Guajajara, Siba Puri, DJ Rapha Anacé, Tainara Takua, Gean Pankararu, Heloisa Araújo Tukue, Brisa Flow, DJ Eric Terena, MC Anarandá, Katú Mirim, Òwerá, Edvan Fulni-ô, Suraras do Tapajós, Brô MC's, DJ Scott Hill, DJ Italo Tremembé, e Grandão Vaqueiro.

Os artistas Gaby Amarantos, Xamã, Lenine, Mariene Castro e Felipe Cordeiro dividirão palco com os artistas indígenas. "Queremos dar espaço a quem já tem estrada e a quem está começando. Para promover um grande intercâmbio e fortalecer o teor político do festival, convidamos artistas não-indígenas consagrados na indústria musical que sejam aliados da nossa causa", explica Priscila Tapajowara, coordenadora do Brasil É Terra Indígena.

Confira a programação completa

Quarta-feira - 13 de dezembro

11h - Talk Show: Comunicação Indígena e suas Narrativas

Mediação: Erisvan Guajajara - Mídia Indígena

Convidados: Samela Sateré Mawé - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); Mitã Xipaya - Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); Sally Nhandewa - Grande Assembleia dos povos Guarani e Kaiowá (Aty Guasu); Ziel Karapotó - Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme); Gabriel Karai - Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul); Jovino Guarani - Comissão Guarani Yvyrupa (CGY); Cicero Terena - Conselho do Povo Terena e Vanessa Kaingang - Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ArpinSul)

14h - Talk Show: Economia ancestral e a Sociobiodiversidade

Mediadora: Tipuici Manoki - Comunicadora e artesã indígena

Convidados: Lu Tariano - Coordenadora do Departamento de Negócios Socioambientais da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN); Adriana Ramos - Secretária Executiva do Instituto Socioambiental e coordenadora do Observatório do Clima; Lucia Alberta - Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Juliano Salgado - Cineasta e Presidente do Instituto Terra e Marcelo Rosenbaum - Fundador do Instituto A Gente Transforma, arquiteto e designer

16h - Talk Show: Diálogo sobre a ocupação indígena na moda

Mediação: Samela Sateré Mawé - comunicadora e influenciadora digital

Convidados: Patricia Naiara Kamayura - Estilista indígena Xingu; Rodrigo Tremembé - Estilista e design de moda; Weena Tikuna - Artista indígena e produtora de moda; Sioduhi Lima - Estilista do povo Piratapuya

17h30 - Talk Show: Música Indígena no Topo

Mediadora: Djuena Tikuna

Convidados: Brô MCs; Heloisa Araújo Tukue; Erick Terena; Gean Pankararu; Edvan Fulni-ô ; Owerá; Katú Mirim

Atrações musicais

18h - DJ Ítalo Tremembé

19h30 - Heloisa Araújo Tukue

20h00 - Anarandá MC

20h30 - Katú Mirim

21h00 - Gean Pakararu e Lenine

21h30 - Kaê Guajajara

22h00 - Grandão Vaqueiro

22h30 - Òwerá

23h - Brô MC´s e Xamã

00h - DJ Scott Hill

Quinta-feira - 14 de dezembro

10h - Talk Show: Questões climáticas, o que é isso?

Mediadora: Jozileia Kaingang

Convidados: Marina Silva - ministra do Meio Ambiente; Max Maciel - Deputado Distrital; Conceição Amorim - Assistente social e professora do estado do Maranhão; Beka Munduruku - Comunicadora da Mídia Indígena e do Coletivo Daje Kapap Eypi e Suliete Baré - Coordenadora geral de Enfrentamento à Crise Climática do Ministério dos Povos Indígenas (MPI)

Atrações musicais

18h - DJ Rapha Anacé

19h - Siba Puri

19h30 - Edivan Fulni-ô

20h - Ato Político "Brasil é Terra Indígena"

21h - Tainara Takua

21h30 - Djuena Tikuna e Mariene de Castro

22h - Brisa Flow

22h30 - Suraras dos Tapajós, Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro

23h30 - DJ Eric Terena

Festival Brasil É Terra Indígena

Feira de Arte dos Povos Indígenas: 13 e 14 de dezembro, das 9 às 20h

Espaço Tecnologia e Ancestralidade: talk shows dias 13 e 14 de dezembro, a partir das 10h

Atrações musicais: 13 dezembro, a partir das 19h, e 14 de dezembro, a partir das 18h

No Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)

Entrada Gratuita

Classificação etária: livre

https://www.brasildefato.com.br/2023/12/12/festival-brasil-e-terra-indi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.