VOLTAR

Festas iniciam a fase adulta dos índios Karajá

Midianews-Cuiabá-MT
07 de Mar de 2002

Uma das tradições do povo Karajá, situados na Aldeia Santa Isabel do Morro na Ilha do Bananal, localizada entre os Estados de Tocantins e Mato Grosso, é a festa de Hetohoky. Essa festa simboliza a transição da fase criança para a fase adulta masculina. A preparação para a festa tem duração de cinco meses. Começa no mês de outubro e se estende até meados de fevereiro ou março. A finalidade da festa ritual é preparar o menino para ter habilidades adultas, como por exemplo caçar e pescar. O ritual se encerra quando as crianças tiverem os seus beiços furados.

Este ano, a Comunidade Indígena da Aldeia Santa Isabel iniciará seis crianças para a fase adulta indígena. Após os cinco meses de preparação, a festa de Hetohoky acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de março, onde vários representantes de aldeias se encontrarão para celebrar. Durante esses três dias haverá danças, lutas, rituais, além da tentativa de derrubar o Toó (mastro erguido no centro da aldeia, onde os donos da festa devem protegê-lo de alguma aldeia que é convidada a tentar derrubá-lo), então no último dia inicia-se o ritual para furar o beiço dos jyré (crianças).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.