VOLTAR

Ferrogrão pode desmatar 2 mil km² no MT

Valor Econômico, Empresas, p. B4
17 de Ago de 2020

Ferrogrão pode desmatar 2 mil km² no MT
Pesquisa da Climate Policy Initiative/PUC-Rio calculou dano ambiental com aumento da produção agrícola; governo diz que impactos serão considerados nos estudos ambientais

Por Taís Hirata

O projeto da ferrovia Ferrogrão, recentemente encaminhado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), poderá provocar o desmatamento de 2.043 quilômetros quadrados apenas no Estado do Mato Grosso, segundo um estudo da Climate Policy Initiative, organização internacional que atua no Brasil com base na PUC-Rio.

O governo federal planeja uma parceria com o setor privado para viabilizar a construção da ferrovia, de 933 km, entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). A ideia é criar um novo corredor para escoar a produção agrícola do Centro-Oeste.

Na avaliação dos pesquisadores, a ferrovia terá sucesso nessa tarefa e, justamente por isso, poderá ter um impacto maior do que o esperado. Para além dos potenciais danos com a construção em si da ferrovia - que atravessará a Amazônia -, o estudo apontou o efeito indireto do projeto: o desmatamento gerado a partir da alta na produção de grãos.

A Ferrogrão irá reduzir os custos de transporte, o que terá como consequência um ganho de, em média, 8% no acesso a mercados nacionais e internacionais, por parte de produtores em 38 municípios do Estado.

A partir desse incentivo econômico, calcula-se que o aumento da produção provoque a remoção da vegetação nativa em uma área de 2.043 km² - o equivalente a 285 mil campos de futebol. A estimativa tem certo grau de incerteza, mas há uma confiança de 95% de que o desmatamento ficará entre 1,671 km²e 2.416 km²- ou seja, o impacto abrangerá, no mínimo, a área total da cidade de São Paulo, segundo a projeção.

Uma pessoa que trabalha na estruturação do projeto, porém, rebate a visão de que o aumento de produção no Estado será um fruto direto da Ferrogrão. A percepção é que esse avanço já existe, independentemente da ferrovia. A ideia do governo, diz, é criar uma alternativa de escoamento dessa carga, com impacto menor do que a BR-163. O Ministério de Infraestrutura calcula que a Ferrogrão emitiria 78% menos CO2 do que a rodovia já existente.

O estudo do CPI não necessariamente se opõe ao projeto, destaca o economista Arthur Bragança, pesquisador da organização. A ideia é trazer à tona riscos ambientais que hoje não estão sendo discutidos. "Há um problema real de logística, não estamos desconsiderando os benefícios. Mas existe um risco ambiental. A questão é como você trata isso, considerando que a maior parte do desmatamento é ilegal."

As ferramentas para mitigar os riscos são principalmente duas: as de controle, como o monitoramento via satélite, e a implementação do Código Florestal, que permitiria uma maior governança da vegetação dentro das fazendas, diz Juliano Assunção, diretor do CPI e professor da PUC-Rio.

Para ele, o mapeamento adequado dos riscos ambientais dá mais segurança aos próprios investidores. Mas, para isso, é preciso que o debate seja feito em um estágio preliminar. "A discussão ambiental no Brasil ocorre muito ao fim dos processos. Cria-se uma situação, até artificial, em que o meio ambiente impede o desenvolvimento. A ideia é chamar a atenção para esses potenciais danos em um momento inicial. Quando os impactos são constatados tardiamente, há atrasos na obra, aumento no custo", afirma.

A proposta de construir a Ferrogrão nasceu em 2012, concebida pela Estação da Luz Participações (EDPL) e grandes tradings de grãos. Em 2016, o projeto foi incluído na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal. Após anos de discussões e ajustes no projeto, o governo federal enviou, em julho, os documentos para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU). O plano é de uma concessão de 69 anos, com investimento previsto de R$ 8,4 bilhões.

O Ministério da Infraestrutura diz que o Estudo de Impacto Ambiental levará em consideração tanto a área diretamente afetada pela ferrovia quanto as áreas de influência do projeto. As análises serão entregues ao Ibama (órgão responsável pelo licenciamento ambiental) em novembro. Nesses estudos, serão apontadas medidas para mitigar os riscos.

Consultoria e investidores questionam viabilidade econômica
Estudos desconsideram novos investimentos logísticos; Ministério da Infraestrutura diz que diversos cenários foram traçados

Para além dos riscos ambientais, a Ferrogrão traz questionamentos quanto à viabilidade econômico-financeira do projeto, segundo Claudio Frischtak, sócio da consultoria Inter.B, que fez um estudo recente sobre o tema, com apoio da Climate Policy Initiative/PUC-Rio.

O especialista em infraestrutura questiona os estudos do empreendimento, que, segundo ele, não avaliam de forma adequada a concorrência de outros projetos logísticos, como a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), a conclusão do tramo central da Norte-Sul, assim como a modernização da BR-163, cuja pavimentação foi concluída pelo atual governo.

"Além disso, não foi considerada a reação dos demais operadores diante da construção. Foi feita a modelagem considerando que os agentes vão ficar parados", diz.

O Ministério da Infraestrutura, porém, refuta essa visão e afirma que os estudos já consideram a pavimentação da BR-163. Em um cenário para 2035, também foi levada em conta a construção da Fico entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), além da ampliação da Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA). Para 2045, projetou-se também a ampliação da Fico até Porto Velho (RO), diz a pasta

O ministério também nega que não tenham sido traçadas possíveis reações de outros agentes do mercado. "Foram analisados os principais produtos movimentados na Rumo Malha Norte, que é a única ferrovia que passa pelo Estado do Mato Grosso, sendo uma concorrente da Ferrogrão." A pasta diz ainda que foram avaliadas diversas "alternativas logísticas utilizando hidrovias, rodovias, ferrovias, assim como os custos de transbordo entre modos"

Os questionamentos de Frischtak também foram manifestados por investidores em potencial, que se reuniram com o governo no início de agosto para discutir a Ferrogrão. Entre os grupos ouvidos estiveram o Pátria Investimentos, a CCR, a espanhola Sacyr, a China Communications Construction Company (CCCC), a China Railway Group, entre outros.

Uma das grandes preocupações em relação ao projeto, além do tema ambiental, é justamente o risco de demanda. Nas reuniões, os grupos pediram uma avaliação sobre a entrada em operação de outras ferrovias no Estado e apresentaram dúvidas sobre como outros agentes do mercado atuariam a partir da construção da ferrovia.

Para Frischtak, é importante haver uma avaliação minuciosa desses riscos não só para atrair um parceiro privado, mas pelo peso que o poder público deverá ter em um megaprojeto como esse, que provavelmente contará com financiamento público e compartilhamento de riscos. "Não queremos repetir o caso da Transnordestina e o de outros projetos de infraestrutura que hoje estão parados," diz.

Valor Econômico, 17/08/2020, Empresas, p. B4

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/08/17/ferrograo-pode-desm…

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/08/17/consultoria-e-inves…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.