VOLTAR

Feira expõe produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas

Cidade Verde.com
25 de Set de 2007

PI - Feira expõe produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas
Data: 25/9/2007

IV Ferapi começa nesta terça-feira(25) na Praça Pedro II

4ª Feira Piauiense de produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas contará com diversas exposição de produtos.

Movimentos sociais e entidades governamentais e não governamentais realizam no período de 25 a 28 próximo a 4ª Feira Piauiense de produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas FERAPI. O local será a Praça Pedro II e o Centro de Artesanato Mestre Dezinho.

Segundo Meirian Castro, coordenadora do evento, a Ferapi é a única feira do estado do Piauí que consegue reunir diversos segmentos rurais. Trata-se de um espaço de levar o conhecimento da comunidade, o significado e o impacto de reforma agrária para a economia local do Estado e irá reunir povos quilombolas, assentados da reforma agrária, mulheres quebradeiras de côco e extrativistas, entre outros.

A 4ª Ferapi traz com tema Sementes: cultivos e culturas e irá discutir através de seminários, palestras, conferências, oficinas temáticas, mesas redondas e experiências trazidas pelas comunidades assuntos como sementes transgênicas e crioulas; segurança alimentar e hídrica; agrobiocombustíveis; educação no campo e reforma agrária, dentre outros.

Além de promover discussões e debates, a FERAPI é o local de exposição da produção, expressões culturais, artesanato, tecnologia apropriada e promoção do comércio solidário entre as diversas comunidades que participam do evento e os visitantes que passam pela Praça Pedro II.

Para este ano, o conhecido mobilizador cultural, Kina, da região de Esperantina, garante que o povo vai tirar o pé do chão e dançar. Vamos apresentar na feira a capoeira, a manifestação mais forte das comunidades quilombolas, além de mostrar o tambor de crioula e a diversidade das culturais. Será um momento para mostrar a sociedade urbana que a zona rural também é organizada, ressalta.

Diversas instituições governamentais e não governamentais apóiam a feira como EMATER, INCRA/PI, SDR, INTERPI, PCF, MST, FETAG, FETRAF, COORDENAÇÃO ESTADUAL DAS COMUNIDADES NEGRAS RURAIS QUILOMBOLAS, CEPAC, PROJETO DOM HELDER CÂMARA , COOTAPI & ASSOCIADOS, DELEGACIA MDA, MOVIMENTO COISA DE NÊGO, COORDENAÇÃO DA PESSOA NEGRA/SASC, SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA (SEDUC) e CONAB.

Fonte: Cidade Verde.com

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.