VOLTAR

Feira de Troca de Sementes Quilombolas retorna ao presencial e discute a insegurança alimentar

Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br
19 de Ago de 2022

Feira de Troca de Sementes Quilombolas retorna ao presencial e discute a insegurança alimentar
O evento é uma maneira de promover a cultura da agricultura quilombola e compartilhar saberes ancestrais

Da Redação
19 de Agosto de 2022

Agosto é o mês de preparar o solo para receber as sementes nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, em São Paulo. É nesse momento que os agricultores e agricultoras também realizam a tradicional Feira de Troca de Sementes, que esse ano está em sua décima terceira edição e retorna ao modelo presencial a partir desta sexta-feira (19), no município de Eldorado (SP).

O evento é uma maneira de preservar e compartilhar os saberes sobre a terra desses grupos tradicionais. Em entrevista para o programa, Juliano Codorna, do Instituto Socioambiental (ISA) relembra a importância desse tipo de encontro, principalmente após o isolamento social que a pandemia impos. "Tem essa troca além da semente, essa troca do afeto, do carinho, de união. Então é muito importante. Depois de dois anos sem poder se encontrar presencialmente, olho no olho, as comunidades funcionam muito no presencial, porque mal tem acesso, muitas vezes, a energia elétrica. A expectativa é muito grande", enfatiza Codorna, que é assessor do programa Vale do Ribeira, do ISA.

As atividades contam com seminários e oficinas sobre culinária quilombola, distribuição de alimentos produzidos nos quilombos para a merenda escolar e troca de saberes sobre a comercialização de sementes. "Acho legal ter o nome de feira, porque é esse espaço de troca. É um momento da partilha, estamos falando de sementes que vão virar alimentos", analisa Codorna, relembrando o momento de insegurança alimentar que vive o país.

https://www.brasildefato.com.br/2022/08/19/feira-de-troca-de-sementes-q…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.