VOLTAR

Feira de Sementes Krahô terminou sexta-feira no Tocantins

Site da Funai
Autor: (Carmen Lustosa)
01 de Out de 2002

Durante esse fim de semana, 28 e 29 de setembro, o público pode conferir a riqueza dos conhecimentos tradicionais dos índios Krahô. Na 5ª Feira de Sementes Tradicionais, realizada na Terra Indígena Krahô, próxima à cidade de Itacajá (TO), os visitantes tiveram a oportunidade de assistir rituais tradicionais e palestras sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável. Além disso, puderam conhecer a diversidade de sementes e ervas medicinais do povo Krahô durante uma exposição que também trazia pintura em tecido, produtos beneficiados do cerrado e arquitetura indígena.

Muitos pesquisadores e representantes de instituições ligadas à questão da biodiversidade e dos povos indígenas estiveram presentes. O vice-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal participou, assim como a secretária de cultura de Tocantis, Kátia Rocha, um representante do Pró-vida, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), o prefeito de Itacajá (TO) e o chefe do Núcleo de Apoio da Funai de Kanela. Além desses, caciques e outros líderes de etnias indígenas, como Macuxi, Kanela, Krikati, Gavião, Xerente, Karajá, Avá-Canoeiro, Kaingang e Guarani foram conferir e prestigiar a feira dos Krahô. Genésio Tocantins, cantor que possui certo apelo de público na região, foi uma atração extra no evento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.