VOLTAR

Feira de artesanato mostra trabalhos feitos por indígenas de Vilhena, RO

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Andréia Machado
09 de Dez de 2012

Cerca de 500 peças estão em exposição neste fim de semana.
Trabalhos foram criados por índios das etnias mamaindê e sabanê.

Vitalidade, energia, beleza, criatividade e simplicidade são características fortes do artesanato indígena que encanta a todos. Em Vilhena (RO) cerca de 500 peças de artesanatos produzidos por indígenas remanescentes das etnias mamaindê e sabanê, estão em exposição na II Feira de Artesanato de Vilhena, neste fim de semana.

De acordo com o coordenador do Ponto de Cultura Cone Sul Plural, o professor Cledemar Jéferson Batista, a exposição e venda dos artesanatos fazem parte de uma das ações do para valorizar a cultura indígena em Vilhena. "É preciso que a população local reconheça e aprenda a valorizar as peças dos artesanatos indígenas. É fundamental que os indígenas conquistem a independência financeira, para preservar a própria cultura", explica Jéferson.

Uma das indígenas que vendeu os artesanatos ao Ponto de Cultura é a indígena Ana Mamaindê, ela é nhambiquara e aprendeu com a mãe a arte de fazer artesanatos indígenas como colares, pulseiras e anéis de materiais encontrados nas florestas, como coquinhos.

Ana explica que com materiais da floresta pode-se fazer belas peças. Algumas, segundo a indígena, demoram semanas para ficar prontas, um exemplo é a confecção de colares. Com o dinheiro das vendas, ela complementa a renda para sustentar os filhos e netos. Ana não para de produzir suas peças, sempre com calma colocando toda sua criatividade e história de vida em cada peça.

Os artesanatos indígenas fazem sucesso com os visitantes da feira, que não resistem e acabam comprando colares, flechas e cestos. É o caso da escrevente notarial Marília Wermutt, que comprou um arco e fecha para dar de presente para o filho Lucas Wermut. "Todas as peças são muito lindas. Se eu pudesse levava todos, pois tem muita vida nelas", diz encantada Marília.

A II Feira de Artesanato em Vilhena começou no sábado (8) e termina neste domingo (9). As peças estão expostas na quadra da Escola Álvares de Azevedo, em Vilhena. O evento conta com a participação de 40 artesãos do município.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/12/feira-de-artesanato-mos…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.