VOLTAR

Fazenda Rio Negro recebe título de Sítio Ramsar

Conservation International - www.conservation.org.br
28 de Mai de 2009

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Rio Negro, pertencente à ONG ambientalista Conservação Internacional (CI-Brasil) e situada no Pantanal mato-grossense, recebeu nesta terça-feira (26/5) o reconhecimento como sítio de importância internacional, conferido pela Convenção de Ramsar de Áreas Úmidas.

Com área aproximada de 7.000 hectares, a RPPN Fazenda Rio Negro abriga uma paisagem natural de rara beleza cênica e grande riqueza biológica. Dentre os critérios considerados pela Convenção de Ramsar para conferir o título à RPPN, destacam-se: a presença de áreas úmidas únicas na região, representativas do Pantanal da Nhecolândia e marcadas por centenas de lagoas de água doce e alcalina, cordilheiras, salinas e baías; significativa amostra da biodiversidade do Pantanal, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção, como a ariranha, o cervo-do-pantanal e a arara-azul (a fazenda abriga 17 espécies de mamíferos e aves que constam da Lista Vermelha da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e 22 espécies da Lista Vermelha Global de Espécies ameaçadas da IUCN); e a capacidade de abrigo e manutenção de espécies de flora e fauna em períodos críticos de seus ciclos de vida, oferecendo, com seus ambientes diversos, recursos benéficos como fontes de alimentos, temperaturas amenas, disponibilidade de água e pontos de parada e reprodução para espécies migratórias.

Na avaliação de Sandro Menezes, gerente do programa Cerrado-Pantanal da CI-Brasil, a inclusão da Fazenda Rio Negro na lista dos sítios Ramsar atesta a relevância da área no contexto regional, nacional e global e representa um compromisso do governo brasileiro em incrementar as ações pela sua proteção em conjunto com as demais instituições envolvidas na gestão territorial do Pantanal. "Esse reconhecimento, além de chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas mais condizentes com as características naturais da região, favorecerá o intercâmbio técnico-científico em conservação da biodiversidade e uso sustentável com outras áreas úmidas do planeta. Significa também uma nova oportunidade para captação de recursos e estruturação de parcerias para a gestão da área, além de servir de modelo para a proposição de outros sítios no Pantanal", afirma.

RPPN Fazenda Rio Negro - A reserva foi reconhecida pelo governo do Mato Grosso do Sul em 2001. Entre seus principais objetivos estão a proteção de espécies ameaçadas e a manutenção dos processos ecológicos que fazem parte da região da Nhecolândia, onde se situa a reserva. O plano de manejo da RPPN encontra-se em avaliação pelo Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) e prevê, como principais atividades a serem desenvolvidas em seu território, a proteção, a pesquisa e o monitoramento da biodiversidade e dos processos ecológicos, além da visitação com finalidades contemplativa e científica.

Atualmente, a Fazenda Rio Negro, que até dois anos atrás funcionava como uma pousada de ecoturismo aberta ao público em geral, tem recebido somente grupos de visitantes com interesses específicos em contemplação da natureza, além de pesquisadores e estudantes de diversas instituições que desenvolvem estudos relacionados à biodiversidade e atividades de treinamento e capacitação.

Convenção Ramsar - A Convenção de Áreas Úmidas, assinada em Ramsar, no Irã, em 1971, é um tratado intergovernamental que estabelece as bases para ações no âmbito dos países signatários e de acordos de cooperação internacionais, visando à conservação e ao uso racional das áreas úmidas e de seus recursos naturais. Atualmente são 159 países membros da Convenção, que possuem 1.846 sítios reconhecidos como de importância internacional para a proteção das áreas úmidas, totalizando cerca de 181 milhões de hectares.

A Fazenda Rio Negro passa a ser o terceiro sítio Ramsar no Pantanal, juntamente com o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e a RPPN SESC Pantanal.

A lista completa dos sítios com áreas úmidas de importância internacional, assim como mais informações sobre a Convenção e seus procedimentos, podem ser encontradas em http://www.ramsar.org/indexsp.htm.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.