VOLTAR

Fazenda de Ilhabela está em situação legal

OESP, Metrópole, p. C5
30 de Nov de 2006

Fazenda de Ilhabela está em situação legal
Propriedade privada não está nos limites do Parque Estadual, ao contrário do publicado pelo 'Estado' segunda-feira

Ao contrário do que afirmou reportagem de capa do caderno Metrópole, publicada na edição de segunda-feira passada, a fazenda do empresário Luiz Alberto Chemin, no Bairro do Portinho, em Ilhabela, não é uma ocupação ilegal de terras e nem está dentro dos limites do Parque Estadual. A diretora do Parque de Ilhabela, Marília de Brito Rodrigues Morais, disse ontem ao Estado que a fazenda, na costa sul do município do litoral norte de São Paulo, 'não está localizada na área de preservação de mata atlântica'.

De acordo com a diretora, a fazenda está no entorno do parque, em uma área chamada de Zona de Amortecimento. Nessa área, as atividades estão sujeitas a restrições ambientais específicas, com o objetivo de minimizar o impacto no Parque Estadual. 'Recebemos a denúncia, no ano passado, de que os búfalos da fazenda estavam invadindo a área do parque para beber a água da nascente. Os proprietários regularizaram a situação, cercando a área para evitar que os búfalos invadissem o parque', disse Marília.

Segundo fiscalização feita depois da publicação da reportagem, nem a criação de búfalos nem a produção caseira de laticínios apresentaram iregularidades. Uma equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Ilhabela vistoriou anteontem a fazenda e concluiu que as dependências onde são produzidos os laticínios apresentavam condições satisfatórias de higiene e limpeza. Durante a inspeção, os técnicos constataram a presença de 25 animais (búfalos, bovinos, eqüinos, suínos e aves), todos confinados dentro dos limites da propriedade. O relatório afirma que o local é abastecido por fonte alternativa de água (cachoeira), que é tratada para a fabricação e consumo.

PROTEÇÃO AMBIENTAL

Dois policiais do 3o Pelotão da Polícia Ambiental de São Sebastião, responsável pela fiscalização de Ilhabela, também vistoriaram a fazenda .

Eles também não constataram irregularidades em relação a área de proteção ambiental. De acordo com o tenente Marco Aurélio Ribeiro da Silva, responsável pelo pelotão, 'a fazenda não atinge a área do Parque Estadual'.

OESP, 30/11/2006, Metrópole, p. C5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.