VOLTAR

Fátima visita Funai e defende os índios

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
10 de Jun de 2003

Integrante da Frente Parlamentar de Defesa dos Povos Indígenas, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) visitou na semana passada as instalações da Funai, sendo recebida pelo presidente, Eduardo Almeida.
A senadora se mostrou chocada com as precárias instalações do órgão, em Brasília, e reafirmou sua disposição de atuar para que a Funai consiga mais recursos no Orçamento Geral da União. O deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO), coordenador da Frente, e outros três deputados também estiveram presentes.
Ao saudar os integrantes da Frente, Eduardo Almeida disse que "a notícia da criação da Frente foi a melhor do ano de 2003".
A decisão do TCU determinando a suspensão de contratos realizados pela instituição preocupa a direção da Funai. Um deles, que cede antropólogos da Unesco para a Diretoria Fundiária, acabará em julho, sem previsão de renovação. Segundo Almeida, 80% do quadro de antropólogos é da Unesco. "Estes profissionais são importantíssimos para a instituição e comunidades indígenas, pois Rondônia necessita do apoio da Funai e temos aldeias em Pimenta Bueno precisando de recursos".
A senadora declarou que deve ser preocupação principal neste momento, da Frente, trabalhar para que os recursos orçamentários da Funai sejam ampliados. Além de conhecer todas as dependências e obter um diagnóstico da precariedade material e intelectual do órgão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.