VOLTAR

FAS e comunidades avançam na escolha da sede para o Núcleo de Conservação da APA do Rio Negro

http://www.fas-amazonas.org
15 de Fev de 2011

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) avançou no processo de escolha participativa da localidade onde será construído o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. No último dia 7, na comunidade Maravilha, a votação com representantes de 12 das 15 comunidades da reserva deu empate, e nova votação foi agendada.

Inicialmente, a FAS realizou levantamentos técnicos com as comunidades locais com base em cinco critérios para a escolha da localidade: demanda por aluno de 6ª a 9ª séries do Ensino Médio; localização centralizada em relação às outras comunidades onde se concentra mais alunos; facilidade de atracação, nível de banzeiro e acesso na época de seca; terreno sem custos e disponível formalmente para a construção; elevado nível de organização da comunidade.

Já na comunidade Maravilha, a FAS realizou uma consulta às comunidades, durante a qual foram incluídos dois critérios adicionais: segurança e acesso e receptividade para os demais moradores.

Com base nestes critérios, foi feito um processo de discussão das comunidades, seguido de votação onde cada presidente elegeria a comunidade que, na opinião deles, atendesse o máximo de critérios estabelecidos. O resultado foi o seguinte: Santa Maria, São Sebastião, Monte Sinai e Nova Canaã-Cuieiras obtiveram 1 voto cada, a comunidade Três Unidos obteve 3 votos e Maravilha 5 votos. Em seguida, numa votação em 2 turno, houve empate entre as comunidades Maravilha e Três Unidos com 6 votos cada.

De acordo com Valcléia Solidade, coordenadora geral do Programa Bolsa Floresta, os comunitários sugeriram que a FAS deliberasse sobre o desempate, porém a Instituição entendeu que o processo mais democrático e participativo seria realizar nova votação. Assim, solicitou aos presentes que discutissem o assunto. Ao final, os comunitários decidiram realizar, no dia 24 de fevereiro, uma reunião na sede da FAS, em Manaus, com um representante de cada comunidade, com o objetivo de chegar à solução que atenderá de forma mais consistente os critérios.

Além de Valcléia, o superintendente técnico-científico da FAS, João Tezza Neto, estava presente à reunião e coordenou os trabalhos. O superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, e o coordenador do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), Domingos Macedo, participaram da abertura dos trabalhos. A reunião foi presenciada, ainda, por uma comitiva de países africanos que veio ao Brasil para intercâmbio de informações sobre REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e manejo florestal.

http://www.fas-amazonas.org/pt/noticia/fas-comunidades-avancam-na-escol…-

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.