VOLTAR

FAO premia mulheres indígenas em concurso de fotografia sobre Fome Zero

Sagres Online http://sagresonline.com.br/
10 de Mai de 2018

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, concedeu a três mulheres indígenas da Guatemala, do México e do Peru um prêmio de fotografia sobre empoderamento e segurança alimentar.

O concurso, que recebeu 96 finalistas, escolheu os três primeiros lugares da competição que só exigia que as fotos fossem de autoria das próprias participantes.
Exposição

As vencedoras foram a indígena Jaqueline Roque Candelaria do povo Zapoteco, do México, Alicia Roxana do povo Maya Q'echi' da Guatemala e Rosa Ajrota Inquilla do povo Aymara, do Peru.

A competição é parte da Campanha Global para o Empoderamento das Mulheres Indígenas para o Fome Zero.

Além dos três primeiros lugares foram anunciadas sete menções honrosas. A entrega dos prêmios ocorreu na quarta-feira na Cidade do México para marcar a exposição Mulheres Indígenas no México: Terra e Território. Os trabalhos ficarão expostos no Instituto Nacional de Estudos Históricos das Revoluções do México.

Assista ao vídeo da ONU News com Tai Pelly, uma líder indígena do povo Taíno, de Porto Rico. Ela fala sobre a relação das mulheres com a terra durante o Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas, realizado em abril.

Alimentos

As fotografias expressam as atividades diárias de mulheres camponesas e indígenas como colher ervas e plantar café, a preparação de alimentos tradicionais e a limpeza de pimentas do tipo chiles.

A proposta é refletir a relação da mulher indígena com a terra e os recursos naturais que garante a produção de alimentos para famílias e comunidades.

http://sagresonline.com.br/mundo/81612-fao-premia-mulheres-indigenas-em…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.