VOLTAR

Famílias reassentadas começam a sair da Reserva Biológica do Jaru, em Rondônia

IBAMA/DF
26 de Set de 2007

A primeira família de moradores da Reserva Biológica (Rebio) do Jaru, em Rondônia, já está a quase um mês em terreno próprio, na área de assentamento PAF-Jequitibá. O assentamento, do Incra, foi planejado dentro de um novo modelo, com exploração sustentável da floresta e área de desmatamento reduzida. Esta é a primeira de um total de 30 famílias que estarão mudando da unidade, graças a um trabalho pioneiro de parceria entre o Ibama, Instituto Chico Mendes, Incra e órgãos estaduais de Rondônia.

A expectativa é de que até o final deste ano, todas as famílias estejam fora da Reserva Biológica, que possui 353 mil hectares de área protegida por lei. A primeira família tomou a iniciativa e deixou a área da Rebio com auxílio da equipe de servidores e da brigada do Prevfogo. Outras famílias já estão se juntando a esta e sendo conduzidas ao assentamento.

A Reserva Biológica do Jaru foi ampliada em maio de 2006, incluindo sob sua proteção uma área de cerca de 60 mil hectares, rica em biodiversidade e ambientes, mas que estava sendo degradada por incêndios, desmatamentos, caça, criação de bovinos, eqüinos, aves e substituição da mata por pasto. Como a antiga fronteira era uma linha reta de 90 km, infratores entravam na unidade e continuavam praticando os danos.

Esta unidade de conservação conta com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), por meio do qual recebe investimentos públicos e privados, nacionais e internacionais para a revisão do seu Plano de Manejo, realização de suas atividades de fiscalização, de manejo, implantação do Conselho Consultivo e compra de equipamento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.