VOLTAR

Famílias quilombolas produzem alimentos agroecológicos para escolas em Filadélfia

Repórter 1 - http://reporter1.com.br
Autor: Repórter 1
16 de Abr de 2019

Famílias quilombolas produzem alimentos agroecológicos para escolas em Filadélfia
16/04/2019

A iniciativa faz parte do projeto Ubunto que busca a capacitação profissional e geração de renda. Cada família do povoado Grotão receberá bolsas de R$ 500 por mês. Famílias quilombolas da comunidade do Grotão

Famílias quilombolas da comunidade do Grotão foram escolhidas para participar de um projeto de capacitação profissional. Eles receberam terras e equipamentos para trabalhar na produção agroecológica. O curso tem duração total de dois anos, e os produtos colhidos serão levados para o mercado local e merenda escolar do município.

O projeto se chama Ubunto e busca auxiliar na geração de renda e inclusão social de quilombos do Grotão. Durante os primeiros 11 meses do curso, as 19 famílias quilombolas receberão uma bolsa de R$500 por mês para que possam focar no trabalho. A produção será voltada para a horticultura, avicultura, piscicultura e produção de mandioca.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cecília Amália Cunha Santos, é uma das idealizadoras do projeto. Ela falou sobre a qualidade dos alimentos e o reflexo na saúde de moradores, por causa da produção sem o uso de agrotóxicos.

"O projeto é feito sem nenhum agrotóxico, todas as hortaliças, a mandioca, farinha, as aves, elas vão ser feitas sem nenhum agrotóxico. A gente pensou nessa técnica especificamente, para atender o mercado de Araguaína, os supermercados, a merenda escolar com mais qualidade e saúde", comentou.
O projeto de qualificação é realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR).

A iniciativa busca também melhorar a geração de renda e o déficit de alimentação de famílias. Após a conclusão da qualificação, os participantes vão receber certificados.

http://reporter1.com.br/index.php/2019/04/16/familias-quilombolas-produ…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.