VOLTAR

Falta de dinheiro ameaca fiscalizacao na Amazonia

OESP, Vida, p.A17
24 de Ago de 2005

Falta de dinheiro ameaça fiscalização na Amazônia
Em muitos escritórios do Ibama os recursos já acabaram; ministério tenta liberar verba contingenciada no orçamento
Lígia Formenti
Às vésperas de o governo anunciar estimativa que aponta a redução do desmatamento na Amazônia, equipes de fiscalização ambiental da região contam os últimos recursos para executar suas atividades. O governo liberou no início do ano R$ 28 milhões para fiscalização, mas em alguns escritórios do Ibama este dinheiro já chegou ao fim semana passada, afirma o Greenpeace. No orçamento, restam outros R$ 8 milhões, ainda contingenciados.
O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, admite que os recursos devem estar acabando. Mas afirma que o ministério está empenhado em liberar o mais rapidamente possível a verba. Segundo ele, a ministra Marina Silva esteve na semana passada com integrantes da equipe econômica para liberar o dinheiro.
No escritório de Santarém (PA), por exemplo, responsável pela fiscalização de 56% do Estado (o que corresponde a uma área equivalente aos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo), as equipes estão em campo. Mas se não houver mais recursos até o fim do mês, elas voltarão para casa, pois não haverá como pagar fornecedores.
Capobianco, no entanto, garante que nunca os recursos foram tantos. "Agora eles reclamam que o dinheiro temporariamente acabou. Mas, no passado, ele não chegava." Ele diz que a verba foi suficiente para as equipes atuarem em julho e agosto, período mais crítico.
O secretário disse que esta semana o ministério vai divulgar uma estimativa do desmatamento na região nos últimos 12 meses, que indicam redução da atividade ilegal justamente no ponto mais crítico de toda a política de combate ao desmatamento: Mato Grosso.

OESP, 24/08/2005, p. A17 (Vida)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.