VOLTAR

Fala que vinculou ONGs a queimadas foi 'discurso político', diz Bolsonaro ao Supremo

G1 - https://g1.globo.com/politica/noticia
23 de Out de 2019

Fala que vinculou ONGs a queimadas foi 'discurso político', diz Bolsonaro ao Supremo
No começo de outubro, relator do caso, Alexandre de Moraes, pediu explicações ao presidente. Bolsonaro afirmou ao STF que não quis atingir ninguém especificamente.

Por Mariana Oliveira e Rosanne D'Agostino, TV Globo e G1 - Brasília

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que declarações em que associou organizações não governamentais (ONGs) às queimadas na região amazônica foram "discurso político" e que ele não teve objetivo de atingir ou ferir a honra de ninguém.

"Considero que não fui dúbio ou ambíguo. Em verdade, fui genérico. Isso porque, referida declaração não teve destinatário certo e específico, isto é, não se referiu a alguma ONG determinada ou concretamente determinável", disse o presidente em manifestação protocolada nesta terça-feira (22) na Corte.

O presidente afirmou ainda: "Apenas proferi discurso político, sem qualquer conteúdo ilícito, com fundamento, repita-se, no meu direito fundamental de livre manifestação do pensamento."

Bolsonaro prestou esclarecimentos solicitados pelo ministro Alexandre de Moraes, relator de um pedido de explicações da Associação Civil Alternativa Terrazul. A entidade questionou que, em agosto deste ano, no auge das queimadas na Amazônia, Bolsonaro afirmou em entrevista a jornalistas que ONGs poderiam estar por trás de queimadas para "chamar atenção" contra o governo do Brasil.

Declaração de Bolsonaro sobre queimadas provoca protestos

Segundo dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia concentra 52% dos focos de queimadas registradas em 2019 no Brasil. O G1 mostrou que o número de queimadas aumentou 82% em relação ao mesmo período de 2018 - de janeiro a 18 de agosto.

Na resposta de quatro páginas, Bolsonaro afirma que a fala foi "mera opinião".

"Em minha fala ficou claro que não houve sequer uma afirmação categórica, mas apenas fora suscitada uma hipótese. Trata-se, aliás, da mera opinião, a qual, no máximo, pode ser entendida como crítica, sendo certo que a referida declaração foi exteriorizada com base no meu direito fundamental de livre manifestação do pensamento."

O presidente completou que tomou "todas as medidas" ao alcance dele para "combater, controlar e mesmo evitar, ao máximo possível, tais ocorrências". Mencionou que pediu levantamento, autorizou Garantia da Lei da Ordem (GLO), além de autorizar investigações e uso das Forças Armadas.

"Verifica-se portanto, que estão sendo adotadas todas as medidas cabíveis não só para conter os incêndios nos Estados da Amazônia Legal, como também para combater os delitos ambientais na região", completou o presidente.

QUEIMADAS NA AMAZÔNIA
Entenda: 12 questões essenciais sobre o tema

Amazônia em chamas? O que se sabe sobre a evolução das queimadas

Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre queimadas na Amazônia

Entenda como o Inpe mede as queimadas

PODCAST O ASSUNTO: Amazônia em chamas

Sem provas, Bolsonaro diz que ONGs podem estar por trás das queimadas

Bolsonaro autoriza uso de Forças Armadas para combater incêndios

Análises confirmam partículas de queimadas na chuva de SP

Fumaça de queimadas é ameaça à saúde pública, alertam médicos

Secretário-Geral da ONU cobra que Amazônia seja protegida

Crise das queimadas: entenda o que está em jogo para o agronegócio

Terras indígenas na Amazônia têm maior número de queimadas desde 2011; focos dobram em relação a 2018

Notícias e informação sobre a Amazônia: a floresta e seus desafios

https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/10/23/bolsonaro-diz-ao-supre…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.