VOLTAR

Fabricantes de papel fazem contraposta ao Código Florestal

Jornal do Commercio Brasil, Economia, p. A4
25 de Mar de 2011

Fabricantes de papel fazem contraposta ao Código Florestal

SÃO PAULO, SP - O duelo entre cientistas e ruralistas na discussão sobre o novo Código Florestal tem mais um participante: o setor produtivo do papel. Acompanhada de ONGs ambientalistas, a indústria papeleira apresentou hoje uma contraproposta ao projeto do novo código, cujo relator foi o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O documento, assinado por 30 empresas -incluindo as gigantes Suzano, Klabin e outras-, segue a linha do que estão propondo os cientistas para o novo código.
A ideia central é manter as chamadas APPs (áreas de preservação permanente), como no código que está em vigor, que é de 1965. Isso significa não desmatar as margens de rios e córregos (até 5 m de largura) e nem os topos de montanhas. As APPs seriam reduzidas se a proposta de Rebelo for aprovada na Câmara.
De acordo com José Luciano Penido, da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel), as definições sobre APPs não afetam o setor de papel, que, hoje, trabalha exclusivamente com áreas de reflorestamento. O novo código não impactaria nosso setor. Mas, se for aprovado, haverá um impacto ambiental, diz.
Essa discussão é puramente ambiental. De onde vem os polinizadores?, Completa Beto Mesquita, diretor do IBio (Instituto BioAtlântica) -signatário do documento apresentado. Mas, além da preocupação ambiental, o setor produtivo trouxe algo que poderia adoçar um pouco a discussão: a indústria quer incentivos econômicos aos imóveis rurais que não desmatarem.
Essa é a principal mudança em relação à proposta apresentada pelos cientistas. O documento será agora encaminhado a parlamentares e integrantes da discussão do novo código na Câmara dos Deputados. A ideia é que mais empresas, também de outros setores, assinem a proposta.

Por Sabine Righetti (Folhapress)

Jornal do Commercio Brasil, 25/03/2011, Economia, p. A4

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/canais/codigoflorestal/2011/03/26/f…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.