VOLTAR

Extrativistas do Baixo Amazonas realizam seminário

Ideflor - www.ideflor.pa.gov.br
Autor: Flávia Ribeiro
17 de Ago de 2009

Propor melhorias para a economia florestal é um dos objetivos do I Seminário sobre produção Extrativista da Borracha no Baixo Amazonas, que é realizado no dia de hoje, 17, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR). O seminário é realizado pelo STTR Santarém, Associação Cooperativa Trabalhadores Agroextrativistas do Oeste do Pará, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e extensão Rural do Pará (Emater- PA) e Prefeitura de Santarém. O evento inicia às 8:30h e encerra às 17h.

Segundo Antônio Silva, coordenador de extrativismo do Ideflor, atualmente no Pará, estima-se, que 48 mil famílias vivam do extrativismo, com mais de cinco milhões de hectares de ares de reservas (federal e estadual). O seminário congrega 18 municípios do Baixo Amazonas, com a intenção de discutir os desafios e perspectivas para o extrativismo da região. "É uma atividade que contribui para sobrevivência de parte expressiva da população tradicional e também para a manutenção de áreas de florestas", comenta Silva.

O Ideflor trabalha com um programa específico para o setor extrativista: o Extrativismo Vivo. "O programa promove ações para o fortalecimento da economia extrativista florestal, articulando ações e meios para a melhoria das condições sociais, econômicas e ambientais das populações extrativistas do Pará", comenta o diretor geral do Ideflor, Jorge Yared, que participa do seminário.

A produção extrativista vegetal não madeireira no país chegou a alcançar quase R$540 milhões, em 2008. Do total, cerca de R$ 8 milhões foram provenientes da produção látex coagulado de hévea ou seringueira nativa. A Região Norte detém 99,8% da produção de látex coagulado de hévea.

ASSOCIAÇÃO - A Acosper foi criada em 1994, à época em que também foi criada a Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, pelas comunidades agroextrativistas de Santarém, lideradas pelo STTR e pelo Conselho Nacional dos Seringueiros - CNS, visando implementar uma estratégia de fortalecimento da economia florestal. O seminário ainda vai debater maneiras de estimular a produção de borracha para abastecer uma usina de beneficiamento natural do produto que existe em Santarém, o que seria uma alternativa de incrementar a renda das famílias da região

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.