VOLTAR

Extrativistas de Breves participam de intercâmbio

Marajó online - http://marajoonline.com.br
22 de Ago de 2012

Um grupo de 15 Produtores agroextrativistas do município de Breves, na Ilha de Marajó (Pará) teve o privilégio de participar de um intercâmbio com rica programação de visitas na região metropolitana de Belém e no Nordeste Paraense onde conheceram experiências em empreendimentos solidários.

O intercâmbio aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto de 2012. Os participantes são alunos do Projeto FrutiPará da UFRA e foram representando da Reserva Extrativista Mapuá, Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço, além de moradores de três Assentamentos do INCRA (Jupatituba, Miriti-Apinã e Patuateua).

Essa ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), Agência de Cooperação Alemã GIZ, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associação de Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (AMOREMA), entre outros.

Durante os três dias de intercâmbio, os extrativistas puderam conhecer o "Projeto Encauchados" na ilha do Mosqueiro, em Belém. Eles também realizaram uma visita a Cooperativa Mista de Produtores Rurais, no município de Tomé-açu, e visitaram a sede da Empresa Beraca, na cidade de Marituba.

O primeiro dia contou com a visita ao Projeto de Assentamento Paulo Fonteles do INCRA, onde está sendo realizado o "Projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia", que visa resgatar o potencial econômico da seringueira nativa. Ali conheceram o cultivo da seringueira e produção da borracha.

No segundo dia de atividade eles conheceram um pouco da história da Cooperativa Mista de Tomé-Açu, que foi instalada em 1931 por imigrantes japoneses com o nome de Cooperativa de Hortaliças. Nessa visita os produtores marajoaras puderam conhecer áreas de Sistemas Agroflorestais (SAF), além de visitarem a fábrica de extração de óleos e de beneficiamento de frutíferas.

No último dia do intercâmbio, eles conheceram a sede da Empresa Beraca, que possui 56 anos de existência no Brasil e diversos projetos em parcerias com comunidades tradicionais. Lá puderam conhecer o trabalho de comercialização de inúmeros produtos e toda a estrutura de beneficiamento de sementes oleaginosas.

Segundo agroextrativista Márcia Gonçalves da Comunidade Bom Jesus do rio Mapuá, "a finalidade do intercambio era conhecer as experiências de empreendimentos solidários, e isso foi realmente alcançado. Essas visitas foram excelentes atividades, por que elas serviram para dar base para a organização na nossa comunidade."

Para a Srª Gracimeire Santos do Assentamento Jupatituba, "cada dia foi uma surpresa maior, muito além da minha expectativa inicial. Eu fiquei muito agradecida pela oportunidade de participar de um momento tão rico de conhecimentos que tivemos na prática."

De acordo com a Professora Edel Moraes, "o que nós esperamos dos participantes do intercambio é que eles voltem com a responsabilidade de levar as informações para suas comunidades e, assim, dar encaminhamentos na formação de Cooperativas na Ilha de Marajó."

http://marajoonline.com.br/index.php/extrativistas-de-breves-participam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.