VOLTAR

Extração de minério em garimpos ilegais causa poluição de rio que abastece cidade em MT

G1 - https://g1.globo.com/
25 de Out de 2021

Suspeita era de que havia ocorrido o rompimento de barragem nas proximidades, mas, durante fiscalização, as equipes descobriram a exploração ilegal às margens do rio.
A exploração de garimpos ilegais às margens do Rio Peixoto, que fica entre Peixoto de Azevedo e Matupá, a 692 e 696 km de Cuiabá, respectivamente, causou a poluição da água, conforme fiscalização feita pelo Ministério Público Estadual (MPE) no dia 16 deste mês.

As primeiras denuncias apontavam que havia ocorrido o rompimento de barragem nas proximidades. No entanto, equipes do MP, Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil verificaram que há uma grande exploração da área para a retirada de minério.

O rio é responsável pelo abastecimento de Peixoto de Azevedo. A concessionaria Águas de Peixoto (APA) informou que realizou a coleta de amostras em vários pontos do rio para verificar a qualidade da água distribuída aos consumidores.

De acordo com o Ministério Público, algumas dessas áreas de garimpo foram alvos recentes de operações policiais deflagradas pelo MP, pela Polícia Civil e pela Sema.

"Ainda que todos os trabalhos não tenham sido concluídos, as informações preliminares indicam que garimpos ilegais, situados nas proximidades do Rio Peixoto e de cursos d'agua que nele desaguam, foram os responsáveis pelo material despejado no leito do rio, que provocou o aspecto turvo da água". explicou o promotor de Justiça Marcelo Mantovanni.
Além do material coletado para verificar a qualidade da água, as equipes de fiscalização informaram que continuam monitorando a região para tentar localizar os responsáveis pela exploração ilegal.

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2021/10/25/extracao-de-mine…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.