VOLTAR

Exposição sobre os Yanomami em Paris faz sucesso

CCPY Comissão Pró Yanomami- Boletim Yanomami 40-Boa Vista-RR
23 de Jul de 2003

A exposição "Yanomami, o Espírito da Floresta", reunindo trabalhos de artistas internacionais e brasileiros, continua aberta, em Paris, até 12 de outubro próximo. A mostra foi organizada pela Fondation Cartier pour l'art contemporain em colaboração com a Survival International (França) e com a Comissão Pró-Yanomami. O tema da mostra explora as correspondências entre a manifestação plástica dos artistas ocidentais e os grandes temas de reflexão cosmológica e de experiência de visões dos onze xamãs da aldeia de Watoriki (AM).
"Se vocês não vissem nossas imagens, não nos entenderiam, por isso está acontecendo esta exposição", explicou o professor indígena Dário Vitorio Yanomami que, juntamente com Davi Kopenawa e Joseca Mokahesi Poroaunahikitheri, participou da vernissage, dia 13 de maio último, em Paris, ao lado dos artistas expositores.
A exposição foi concebida pelo antropólogo Bruce Albert, membro do Conselho Diretor da CCPY, e por Hervé Chandès, diretor da Fondation Cartier. A mostra propiciou à Fondation Cartier doar importantes recursos para os programas educativos e ambientais da CCPY.
Os trabalhos expostos são assinados pelos artistas: Claudia Andujar (Brasil), Lothar Baumgarten (Alemanha), Vicente Beaurin (França), Raymond Depardon (França), Gary Hill (Estados Unidos), Tony Oursler (Estados Unidos), Wolfgang Staehle (Alemanha), Naoki Takizawa (Japão), Adriana Varejão (Brasil), Stephen Vitiello (Estados Unidos), Geraldo Yanomami (Brasil), Joseca Yanomami (Brasil) e Volkmar Ziegler (Alemanha). Constam também da exposição mapas a partir de imagens de satélite elaborados por François-Michel Le Tourneau (geógrafo, França) e um filme sobre diálogos cerimoniais yanomami de autoria de Rogério Duarte do Pateo (Brasil).
A mostra teve uma grande repercussão na mídia francesa, tanto em jornais e revistas (por exemplo, Le Monde, Le Figaro, L'Humanité, La Croix, Grands Reportages, Beaux Arts, Télérama), quanto em emissoras de TV e de rádio (TF1, FR3, Antenne 2, LCI, Arte, Paris Première, France Culture, RFI) e em jornais como The New York Times, The Independent (Londres), Asahi Shimbum (Tokyo), Folha de São Paulo e Gazeta Mercantil (Brasil). Mais detalhes sobre as repercussões dessa exposição na mídia podem ser encontrados no site www.proyanomami.org.br.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.